Ontem coloquei aqui no Outras Escritas, um vídeo com a interpretação da ária Cessa di più resistere da ópera O Barbeiro de Sevilha de Rossini, perguntando o que havia de invulgar no vídeo.
Embora não houvesse repostas, aqui fica o esclarecimento. A ária em questão foi escrita por Rossini para o tenor(Lindoro). No entanto para uma versão da ópera apresentada em Pádua, o compositor adaptou a ária para ser interpretada pelo mezzo-soprano (Rosina).
Aqui ficam duas interpretações. A primeira pelo mezzo-soprano Concetta D'Alessandro e a segunda pelo tenor Rockwell Blake.
Estive quase a responder, mas errava: pensei que o "estranho" era ser a mesma ária final da "Cenenterola", "Non piú mesta", também um reaproveitamento para mezzo-soprano ( DiDonato canta-a divinamente). O que eu não conhecia era uma versão do "Non piú mesta" com o texto da "Cessa di più resistere. Rossini deve ter ficado muito satisfeito com esta ária, e repetiu-a logo que pôde, uma ano depois!
ResponderEliminarA versão do Rockwell é muuuuito boa, claro.
Caro Alberto,
ResponderEliminarSe der jeito, tem aqui a Didonato:
http://www.youtube.com/watch?v=226-s4A3Tlk&feature=related
Caro Mário,
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário e pelo envio do link. A DiDonato é soberba em palco, em gravação não a acho tão bem.
Já comprou o CD do Blake?