segunda-feira, 7 de março de 2011

O autógrafo de Gruberova

Publiquei há dias no Outras Escritas, os meus comentários à récita da ópera Anna Bolena que ocorreu no Teatro del Liceu de Barcelona no passado dia 18 de Fevereiro onde se destacaram as cantoras Edita Gruberova como Anna Bolena e Elina Garanca como Giovanna Seymour.

Depois dessa apreciação mais técnica e isenta, gostaria agora de relatar o que se passou depois do espectáculo.

Como sempre quando acaba uma ópera com Edita Gruberova no Liceu, algum publico, principalmente jovem, permanece no teatro gritando insistentemente "Edita, Edita", ao que a cantora responde com repetidas vindas a palco. Também eu, nas récitas do Liceu com Gruberova, permaneço no teatro, o mais perto do palco que me seja possível, e também eu grito "Edita, Edita" até que a cantora apareça.

Desta vez porém algo mais aconteceu. Ao sair do Liceu, depois de quase meia hora de aplausos, tentei a minha sorte na saída dos artistas, que fica na Rambla, mesmo ao lado da porta principal. Notei que já se juntavam algumas pessoas na porta e que um pequeno grupo tinha mesmo entrado para o pequeno átrio do edifício. Tentei a minha sorte e entrei também. Curiosamente os seguranças estavam a permitir a entrada pedindo apenas às pessoas para não impedirem a saída nos artistas, mantendo um corredor livre entre a porta de saída a as barreiras de segurança.

De libretto em mão pensei - é desta vez que consigo um autógrafo da Gruberova, mas, azar dos azares, tinha-me esquecido de colocar a esferográfica no bolso. As minhas esperanças caíram por terra, uma vez que pedir uma esferográfica emprestada é quase impossível, no meio do grupo considerável de pessoas que entretanto tinham entrado no átrio. Vejo, no entanto, uma cara conhecida. A Flávia, que tinha ficado ao meu lado durante a récita e com a quem tinha conversado no início porque estava com dificuldades em focar os binóculos, estava também no grupo que aguardava os cantores e tinha uma esferográfica na mão. A custo, lá fui passando pelo meio da pequena multidão e consegui alcançar a Flávia a quem pedi de imediato se podia emprestar-me a esferográfica dela. Claro que a Flávia disse que sim e foi desta forma que consegui um autógrafo do baixo Simón Orfila e da fabulosa Gruberova.



Para além dos autógrafos consegui fotografar todos os cantores (fotografias que já coloquei no post sobre a récita).

Já no final, quando estava para me ir embora, a Flávia ainda sugeriu que lhe emprestasse a minha máquina fotográfica para me tirar uma fotografia com Gruberova. Lá consegui a custo chegar novamente junto da cantora e a Flávia conseguiu captar magníficamente o momento...




Obrigado à Flávia, por tudo...

1 comentário:

  1. Como são bons e recompensadores estes momentos!

    Não posso escrever mais que tenho aqui um monte de pelo preto a morder-me o cabelo!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas