terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desilusão

Já escrevi uma série de vezes aqui no Outras Escritas sobre o meu entusiasmo para as duas récitas a que vou assistir no Teatro del Liceu de Barcelona da ópera Anna Bolena de Gaetano Donizetti. Deslocar-me-ei duas vezes a Barcelona por forma a assistir a esta ópera com dois elencos diferentes.

Em Fevereiro Anna Bolena será interpretada por Edita Gruberova e em Março por, pensava eu, Mariella Devia.

Qual não é o meu espanto quando, em troca de comentários com o FanaticoUm, venho a saber que Devia foi substituída por Maria Pia Piscitelli.

Devo dizer-vos que tive uma grande desilusão. Mariella Devia é dos meus sopranos favoritos e tive apenas a oportunidade de a ver e ouvir numa récita em versão concerto da ópera Lucrezia Borgia ocorrida em Ancona em Fevereiro de 2010. A senhora conta já com 62 anos e mais dia menos dia resolverá aposentar-se o que me leva a pensar que talvez tenha perdido a oportunidade de a voltar a ouvir.

Para completar este cenário, Maria Pia Piscitelli, não me parece ter voz e técnica à altura do papel de Anna Bolena (sobre-agudas já sei que não tem).

Aqui ficam alguns vídeos com Mariella Devia a interpretar Anna Bolena. Quase nem acredito naquilo que não vou ouvir. Eu, e o FanaticoUm, a quem "apresentei" a voz da cantora e que, por minha influência, comprou bilhetes para uma das récitas de Barcelona.












8 comentários:

  1. É verdade, caro Alberto, que desilusão! Também eu irei duas vezes a Barcelona. A primeira é já para a semana, exactamente de hoje a oito dias, a esta hora que escrevo agora devo estar a ouvir a Gruberova e a Garanca. Em Fevereiro irei novamente, não para ver e ouvir a Devia que, como bem refere, me foi apresentada por si em mais pormenor, o que me fez decidir-me a repetir a viagem e a ópera. Também estou muito desiludido pois não sei se alguma vez terei possibilidade de ouvir este soprano. A curiosidade e interesse são grandes mas, é como diz, estas coisas acontecem no mundo da ópera.
    Obrigado por mais estes videos da Devia (fraco consolo!) que vou ver e ouvir nos próximos dias

    ResponderEliminar
  2. Cara FanaticoUm

    Temos ao menos estes vídeos que atestam a qualidade da cantora na interpretação de Anna Bolena. Ainda não consegui conformar-me com a situação. Estou a tentar saber junto do Liceu o motivo sa substituição, mas ainda não obtive resposta.
    Também estou a tentar saber de outros "fãs" da cantora o motivo do cancelamento e qual será a sua agenda para esta temporada.

    Uma chamada de atenção para o facto dos vídeos não serem de grande qualidade. Alguns foram captados num ensaio geral.

    Cumprimentos musicais e aguardo a sua apreciação da récita com a extraordinária Gruberova.

    ResponderEliminar
  3. Notícias frescas sobre a Bolena de Barcelona: Josep Bros foi substituido por Gregory Kunde. Sinceramente, prefiro o Kunde.

    ResponderEliminar
  4. Mais notícias: O Teatro del Liceu, informou-me que a Devia cancelou por motivos pessoais. Espero que não se relacionem com problemas de saúde.

    ResponderEliminar
  5. Também não sou grande apreciador do Bros (jogaria em casa o que nem, sempre é bom). Também perfiro o substituto.
    Espero também que a Devia não esteja com problemas sérios de saúde. Ainda alimento a esperança de a ver ao vivo.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Resta o consolo de ir a BArcelona... sempre bom lá ir.

    ResponderEliminar
  7. @ FanaticoUm: Já vi noticiado que o ensaio geral da Gruberova foi excelente, deixando "aos gritos" os sortudos que têm acesso facilitado ao Liceu.

    @ Reflexos: Realmente ir a Barcelona é bom, mas vou estar tão pouco tempo... (menos de 24 horas).

    ResponderEliminar
  8. Bravissima, adorei os vídeos, obrigado...

    Ainda sonho assistir uma opera...um dia se tornará realidade, tenho pena que não seja pelas Sopranos Devia nem com a Gruberova, Divas maravilhosas e grandiosas, mas contemplo tal grandiosas vozes pelos vídeos que aqui coloca, não é a mesma coisa mas "mata o bichinho que morde".

    Um Grande Abraço e tudo de bom,

    Ricardo Aveiro

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas