sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Allô Allô, uma retrospectiva... (II) - Gorden Kaye

Não sei se se lembram, mas houve uma altura em que circulou de boca em boca a notícia de que o René, ou seja o actor Gorden Kaye, tinha sofrido um acidente de automóvel e que tinha morrido.

O acidente realmente aconteceu, mas o actor recuperou e continuou a fazer a série. Aliás, nascido em 1941, o "Grande René" continua vivo.

Curiosidade: Em 2007 for recriado um episódio do Allô Allô na Austrália (ver abaixo).

Da Wikipédia (em português do Brasil):

Gorden Kaye (Gordon Fitzgerald Kaye) (Huddersfield, Reino Unido, 7 de Abril de 1941) é um actor inglês.

É mais conhecido pelo seu trabalho na série cómica 'Allo 'Allo!, onde interpretava a personagem René Artois.

Biografia

Quando era novo, jogava na Liga de Rugby pelo Moldgreen ARLFC, antes de ir estudar em Almondbury, na King James's Grammar School, mesmo ao lado da sua terra natal.

Após a primeira aparição em cena da peça Coronation Street, que fazia de Bernard Butler, sobrinho de Elsie Tanner em 1969, e mais tarde impressionou o produtor/escritor David Croft tendo papéis memoráveis em It Ain't Half Hot Mum, Are You Being Served? e Come Back Mrs. Noah.

Croft ofereceu-lhe o papel principal de uma peça que tinha escrito, chamada de Oh, Happy Band!, mas Kaye estava indisponível e o papel foi para Harry Worth. Oh, Happy Band! acabou no final da primeira série, e em 1982, Croft mandou a Kaye o argumento do episódio piloto de 'Allo 'Allo! convidando-o para ser a personagem central de René Artois. Ele aceitou o papel tendo aparecido no papel por 85 vezes.

Kaye é autor em 1989 da sua autobiografia Rene & Me: A Sort of Autobiography (ISBN 0-283-99965-9) juntamente com Hilary Bonner, em que descreve as suas experiências de juventude, como um rapaz tímido e com excesso de peso.

Kaye sofreu graves ferimentos num acidente de carro em 25 de Janeiro de 1990.[1] Apesar disso não se consegue lembrar detalhes do acidente, ele ainda tem a cicatriz na testa devido a um pedaço de madeira ter embatido no vidro dianteiro do carro.

Quando recuperava de uma cirurgia realizada ao cérebro devido ao acidente, Kaye foi fotografado e entrevistado pelo jornalista Roger Ordish do jornal Sunday Sport. O jornal foi processado por Kaye, mas apesar de não haver consenso quanto ao seu comportamento, o tribunal disse que a sua privacidade não tinha sido invadida – esta decisão foi diversas vezes referida como sendo o ponto mais baixo da Lei Inglesa da Privacidade. .[2]

Gorden Kaye regressou como René Artois em 2007 para reviver mais um episódio de 'Allo 'Allo!, foi na cidade de Brisbane na Austrália no Twelfth Night Theatre, em Junho e Julho, juntando velhos amigos; Sue Hodge como Mimi Labonq e Guy Siner como Tenente Gruber. As outras personagens foram interpretadas por diversos actores australianos, incluindo Katy Manning, Steven Tandy, Chloe Dallimore, Jason Gann, Tony Alcock e David Knijnenburg.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas