quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Allô Allô, uma retrospectiva... (I)

Como o meu "post" sobre o Allô Allô suscitou vários comentários dos leitores do Outras Escritas, resolvi procurar na Internet informação sobre a série e os actores.

Encontrei alguma informação interessante e decidi partilhá-la aqui (alguma dela em Inglês).

Comecemos pela Infopédia:

Série cómica britânica, produzida pela BBC e criada por Jeremy Lloyd e David Croft em 1982. Do seu elenco fazem parte Gordon Kaye, que se tornou famoso com o seu papel de René, Carmen Silvera, Vicki Michelle e Francesca Conshaw, entre muitos outros. Conta a história de um pacato dono de um café (René Artois) de uma pequena vila francesa, que só pretende ter uma vida calma e tranquila, enquanto seduz a empregada do café às escondidas da mulher. Acontece que vive em plena Segunda Guerra Mundial durante a ocupação alemã e a resistência francesa exige a sua ajuda. René vive então dividido entre servir e agradar os militares alemães que frequentam o seu café e esconder membros da resistência. Considerada um êxito internacional, esteve em exibição durante 10 anos, divididos em 85 episódios. Em Portugal, estreou somente em 1986, mas o êxito não foi menor.

Allô Allô. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-11-05]

7 comentários:

  1. Sem dúvida, uma das melhores séries de sempre, no domínio da comédia. Inteligente, provocadora e simplesmente fenomenal. Acho que apenas "All in the Family" (a do "Archie Bunker" e da "Edith"), se pode comparar :))) !

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Boa Jorge, estava a tentar lembrar-me de outras séries e lembrei-me também dessa. Era soberba.
    Além disso também gostava do Benny Hill show e do The Paul Hogan Show.
    Além dessas só Monty Python (os grandes e únicos) e The Blak Adder

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge

    Quase que estou de acordo consigo no que respeita à série "All in the Family", penso, no entanto que está um "bocadinho pequenino" abaixo do Allô Allô. O humor no Allô Allô é mais sarcástico, mais rebuscado. Demonstra que o inglês, uma língua pobre, quando comparada com a nossa, pode seu usado de uma forma "traiçoeira".

    Henrique, nomeou séries de humor de grande qualidade, o Benny Hill por exemplo. Tenho pena de não ter acompanhado com assiduidade o Black Adder que também refere.


    Mas, e isto agora é para todos os leitores, já repararam que só falamos do passado?
    E no presente, o que resta?
    Gostava de mencionar uma série que até há pouco tempo passava na RTP2 e que, a meu ver, tinha bastante qualidade humorística (mesmo sendo americana). Chama-se The Big Bang Theory". Deixo de passar, pelo menos no horário em que costumava. Uma pena!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. ... presente? As telenovelas da TVI. Não falha o horário, dão sempre à hora a que ligar a TV... ora tente lá agora e veja se não está a dar uma daquelas maravilhosas telenovelas! E com um bocado de sorte é aquela que se passa aí na Madeira, ou será a de MAcau?

    ResponderEliminar
  5. Caro Alberto, posso emprestar-lhe a minha colecção de DVD de Black Adder com a 1ª e 2ª série (infelizmente ainda não tenho as 3ª e 4ª séries). Ou se quiser uma cópia também posso arranjar-lhe.

    Em relação às séries actuais, realmente a RTP2 (o único canal de jeito que há por aqui) tem boas séries, mas os horários nem sempre permitem ver. Acompanhei a série Rockefeller, gostei, mas não é o mesmo que as séries britânicas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Boa ideia, Henrique, temos que combinar. Eu já decidi que vou adquirir todos os DVD do Allô Allô, uma vez que os que estou a ver agora foram tirados da Internet.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Reflexos

    Ai as novelas! Eu conheço muito boa gente que vive aqui e que "não vê novelas", mas vê a que se passa aqui na Madeira. Eu pergunto porquê?

    Adiante...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas