domingo, 31 de outubro de 2010

Mariella Devia em I Puritani de Bellini (vídeo de má qualidade)

A qualidade do vídeo é bastante má e a parte de áudio também não é grande coisa, no entanto, acho  curiosa a interpretação de Mariella Devia da ária Son virgin vezzosa da ópera I Puritani de Bellini.

Não sei se para mostrar as capacidades vocais da senhora, ou se por decisão do maestro, a ária é bastante alterada face ao original de Bellini (afirmo isto com base nas interpretações que conheço e não porque tenha consultado a partitura). Devia transforma a ária num tour de force (dura seis minutos contra os habituais quatro) e introduz variações que muitos devem considerar que nada têm a ver com a composição ou o estilo de Bellini. No que me toca, partilho essa opinião. Há partes da ária que se tornam quase "rossinianas", o que não me parece ser nada indicado.

De qualquer forma, e como é habitual, Devia interpreta a ária magnificamente, sem qualquer esforço e em muito boa voz. Reparem como a cantora na nota sobre-aguda final (ré) sai a saltar de palco sem que se note qualquer oscilação na voz, revelando uma técnica soberba.




Já agora, deixo outro vídeo com a cantora numa interpretação da mesma ária, mas sem as variações anteriores. Para mim o resultado é bem mais conseguido. Mais uma vez a senhora apresenta-se em excelentes forma vocal (mais uma vez o vídeo é de má qualidade).

2 comentários:

  1. Mariella Devia em grande forma. Mas não gostei nada da primeira interpretção. Apesar de estarmos no belcanto puro, é excessivo o que a Devia faz e torna a aria muito bizarra. Na segunda interpretação sim, em pleno, em força melódica e de acordo com o que conhecemos e esperamos da aria.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, também não gosto da abordagem feita na primeira interpretação. De quem teria sido a ideia? Da cantora não me parece uma vez que é de tal forma humilde e tem uma voz tal que não precisa de "show off" vocal.
    Curiosamente há outro vídeo no youtube em que Devia interpreta a ária também como no primeiro vídeo.

    A interpretação no segundo vídeo é magnífica. Aliás eu possuo a gravação na totalidade em CD. Faz parte de uma "caixa de cd" com óperas de Bellini. O tenor é o William Matteuzzi que interpreta "Crediasi misera" com o fá sobre-agudo que faz parte da partitura.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas