Deixou de existir no YouTube o utilizador coloraturafan e logo de seguida o utilizador coloraturafan2 começou a estar mais activo (evidentemente que se trata da mesma pessoa.
Deixo-vos com um vídeo que evidencia as características que ontem referi. Neste caso, o utilizador sugere uma comparação entre cantoras que representam a mesma cena, o famoso confronto entre a rainha da Escócia, Maria Stuarda (Mary Stuart), e a rainha de Inglaterra, Elisabetta (Elizabeth I). A ópera chama-se Maria Stuarda e foi composta por Gaetano Donizetti em 1835.
Já agora... Na vossa opinião quais são as três melhores interpretações?
Caro Alberto,
ResponderEliminarO vídeo é fantástico - que constelação de sopranos!! A escolha é difícil, mas as minhas três favoritas são Edita Gruberova, Joan Sutherland e Mariella Devia, embora a Montserrat Caballé...
Enfim, com uma gama tão diversa de tão boas cantoras, as escolhas são muito difíceis para mim (e era preciso ouvir mais)
Caro FanaticoUm
ResponderEliminarNeste caso coloco a Devia em primeiro lugar. Talvez a récita de 2009 ainda lhe tenha saído melhor que a do Scalla em 2008 (esta, está disponível em DVD).
Em segundo lugar a Sutherland. La Stupenda faz "batota" no início, cantando num registo mais agudo (isto não me agranda muito), mas de resto está tudo perfeito. Dizem as más línguas que a senhora não representava, mas, neste caso, "prega uma bela bofetada" na Tourangeau.
Terceiro lugar para a Gruberova em 1985.
Menção honrosa para a Caballé. Sempre apreciei muito as notas graves da cantora, embora o timbre seja complemente alterado.