quinta-feira, 28 de outubro de 2010

coloraturafan (parte II)

Deixou de existir no YouTube o utilizador coloraturafan e logo de seguida o utilizador coloraturafan2 começou a estar mais activo (evidentemente que se trata da mesma pessoa.

Deixo-vos com um vídeo que evidencia as características que ontem referi. Neste caso, o utilizador sugere uma comparação entre cantoras que representam a mesma cena, o famoso confronto entre a rainha da Escócia, Maria Stuarda (Mary Stuart), e a rainha de Inglaterra, Elisabetta (Elizabeth I). A ópera chama-se Maria Stuarda e foi composta por Gaetano Donizetti em 1835.

Já agora... Na vossa opinião quais são as três melhores interpretações?


2 comentários:

  1. Caro Alberto,
    O vídeo é fantástico - que constelação de sopranos!! A escolha é difícil, mas as minhas três favoritas são Edita Gruberova, Joan Sutherland e Mariella Devia, embora a Montserrat Caballé...
    Enfim, com uma gama tão diversa de tão boas cantoras, as escolhas são muito difíceis para mim (e era preciso ouvir mais)

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    Neste caso coloco a Devia em primeiro lugar. Talvez a récita de 2009 ainda lhe tenha saído melhor que a do Scalla em 2008 (esta, está disponível em DVD).
    Em segundo lugar a Sutherland. La Stupenda faz "batota" no início, cantando num registo mais agudo (isto não me agranda muito), mas de resto está tudo perfeito. Dizem as más línguas que a senhora não representava, mas, neste caso, "prega uma bela bofetada" na Tourangeau.
    Terceiro lugar para a Gruberova em 1985.

    Menção honrosa para a Caballé. Sempre apreciei muito as notas graves da cantora, embora o timbre seja complemente alterado.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas