segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Casta Diva - Mariella Devia

O soprano Mariella Devia nunca interpretou a ópera Norma e já afirmou que não o fará. Penso que é pena, mas compreendo as razões do soprano que sempre teve um cuidado extremo na escolha do reportório que interpreta, por forma a preservar as suas qualidades vocais.

Segue-se a sua interpretação da ária Casta Diva. À excepção da primeira nota, que não lhe sai muito bem a meu ver porque ser um pouco grave, tudo o resto me parece de nível superior. Não é uma Sutherland e muito menos uma Callas, mas será do melhor que temos por agora.


4 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Estou de regresso a Lisboa e ao acesso fácil à net.
    Realmente acho que a Devia tem razão em não querer cantar a Norma. Apesar de interessante, esta Casta Diva está longe não só das grandes intérpretes desta aria/opera (Callas, claro, mas não só) como das interpretações superiores que a Devia consegue alcançar (como já várias vezes nos mostrou e, a mim, me convenceu, ao ponto de a ir ver a Barcelona!).
    Mas é sempre interessante e enriquecedor ver estas incursões que os Grandes ousam fazer.
    Muito obrigado por mais estes minutos de prazer e novidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    É bom tê-lo de regresso aos comentários no Outras Escritas.

    Parece que estamos todos de acordo neste pondo (incluindo a própria Devia). Não sei qual a sua opinião, mas a Norma deve ser das óperas mais difíceis para soprano. Quando digo isto falo em geral e não apenas no Bel canto.

    Também já disse aqui no Outras Escritas que para mim existem Normas supremas como a da Callas e a da Sutherland, Norma sublimes como a da Caballé (numa boa noite) e Normas respeitáveis como a da Gruberova e da June Anderson (um pouco inferior à primeira).

    Haverá certamente muitas outras dignas de referência, como a Zampieri por exemplo.

    Hoje em dia, temos ainda a Gruberova e recentemente descobri Angela Meade que me parece promissora, ser for inteligente.

    http://outrasescritas.blogspot.com/2010/07/temos-norma.html

    Quanto à Devia, considero que faz muito bem em não tentar a Norma. Tem uma voz maravilhosa e cantar a Norma poderia ser-lhe prejudicial.

    Cumprimentos

    Alberto

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo, a Norma deve ser muito difícil. Também subscrevo as suas escolhas nas melhores Normas de sempre. Confesso que, das qua ainda cantam, não ouvi nenhuma que me tenha enchido as medidas. Mas não tenho visto a Norma nos últimos tempos, com pena, pois é uma das óperas que mais gosto.

    ResponderEliminar
  4. Caro FanaticoUm

    Todas as afirmações que faço sobre a Norma têm como base gravações ao vivo e em estúdio. Infelizmente nunca tive a oportunidade de assistir a uma Norma ao vivo.
    Esta ópera não é levada à cena com muita frequência.
    Espero ainda ter oportunidade de assistir à interpretação da Gruberova.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas