terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Roberto Devereux - Alexandrina Pendachanska

Gosto desta interpretação de Alexandrina Pendachanska (Nápoles 1998) na ária de entrada de Isabel I na ópera Roberto Devereux de Donizetti.

Tenho como referência desta ópera uma interpretação de Gruberova a que assisti em Munique em 2005 e que considero superlativa. De qualquer forma, Alexandrina Pendachanska está bem a nível vocal e interpretativo, noto-lhe apenas alguma estridência excessiva no registo agudo.


2 comentários:

  1. É excessivamente estridente para o meu gosto. No belcanto há que ser mais harmoniosa, para não quebrar a magia. Desculpe mais uma divergência de opinião, mas não há qualquer comparação entre esta cantora e Edita Gruberova ou Mariella Devia, para referir apenas duas sobre as quais se fala frequentemente neste seu espaço.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    Não discordamos inteiramente. Eu também referi que lhe acho uma estridência e excessiva nos agudos. E claro que não está ao nível das Rainhas do Belcanto actual (Gruberova e Devia). De qualquer forma não acho uma má interpretação da ária. Noto-lhe alguma emotividade que me é agradável.

    Cumprimentos musicais e natalícios.
    Alberto

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas