quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Roberto Devereux - Primeira ária de Isabel I

Coloquei ontem no Outras Escritas um vídeo com o soprano Alexandrina Pendachanska a interpretar a primeira ária de Isabel I na ópera Donizetti Roberto Devereux.

Roberto Devereux é considerada uma "ópera terrível" para os sopranos, pela estrema exigência vocal e pelas dificuldades de tornar a personagem Isabel I credível do ponto de vista cénico. Uma intérprete mítica desta ópera foi Beverly Sills, que veio mais tarde a admitir que interpretar Isabel I lhe tinha "roubado" uns bons anos na sua carreira.

Callas e Sutherland nunca interpretaram se atreveram a interpretar Isabel I. Mariella Devia não o fará. Gruberova, no entanto, fá-lo frequentemente e de forma superlativa a nível vocal e cénico.

Como a interpretação de Alexandrina Pendachanska não agradou ao FanaticoUm que é o comentador mais assíduo do Outras Escritas quando o tema dos artigos é a ópera (eu próprio também lhe acho uma estridência excessiva no registo agudo) , deixo aqui um repto para a selecção da melhor intérprete desta ária, com base nos três vídeos que se seguem, disponiblizados no YouTube pelo coloraturafan (11 intérpretes e apenas na cabaletta).


Como poderão verificar a qualidade das gravações é em certos casos muito díspar e não se surpreendam com os "excessos" de algumas cantoras. O desafio é feito a título de curiosidade e não para apreciação técnica detalhada das interpretações.

Mais uma vez dedico este post ao FanaticoUm.







3 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Finalmente consegui ouvir convenientemente as diversas interpretações da primeira ária de Isabel I.
    Respondendo ao seu repto, as minhas três favoritas são Edita Gruberova, Edita Gruberova e Edita Gruberova. Aqui é, realmente, Edita Gruberova e as outras. Mas, dentro das outras, escolheria também Beverly Sills e Montserrat Caballé.
    Um feliz Natal para si e muito obrigado por mais este interessantíssimo desfile comparativo de sopranos líricos.

    ResponderEliminar
  2. @ Lobinho: Obrigado. Um bom Natal também para ti.

    @ FanaticoUm: Concordo consigo. Gruberova é a melhor (três vezes). Este seu comentário deu-me uma ideia para outro "post" sobre este tema.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que aí vem outro "post". Mas, agora que ouvi todas mais uma vez, o lirismo vocal e a intensidade dramática que a Gruberova consegue expressar nesta interpretação são notáveis, sobretudo neste confronto directo com as outras. E a suavidade da sua beleza interpretativa é exemplo do que deve ser um soprano lírico no belcanto, mesmo numa ópera "assassina", como esta de Donizetti. Já pareço o meu colega de blog FanaticoDois, mas é, de facto, assim.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas