sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Orfeão Madeirense realiza XII Festival de Natal

Na edição de hoje do Diário de Notícias da Madeira:

O Orfeão Madeirense promove novamente o Festival intitulado 'Natal no Funchal', que contará com a participação de vários agrupamentos corais e que promete trazer muita animação musical à quadra natalícia. A própria entidade organizadora, dirigida por José Pereira Júnior, abre o acontecimento, no dia 27, pelas 21h30, interpretando 'A Virgem Recebeu um Anjo', de Arthur Sullivan, 'O Holly Night', de A. Charles Adams, a melodia oriental 'O Verbo de Deus' e o tema 'É Natal', de um autor anónimo. Segue-se um coro convidado, dirigido por Hernani Santos, o Grupo Coral Vozes da Abrunheira (Sintra), com 'Bate o Sino' (Joseph Mohr), 'No Coração da Noite' (canção tradicional alemã, com letra de Nadir M. P.), 'Lá na Noite de Natal' (trad. portuguesa), 'Natal em Sintra' (Marcelo Fortuna), 'Natal de Elvas' (Mário de Sampaio Ribeiro), 'Meia Noite Dada' (trad. madeirense, harmonia de M. Simões), 'Da Serra Veio um Pastor' (trad. madeirense) e 'A Caminho do Presépio' (Pierre Kaelin).

Depois será a vez de actuar o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol, com três temas populares madeirenses ('Dizei à Senhora', 'Meu Deus que Alegria' e 'Um Pastor Vindo de Longe'), um tema popular do Algarve ('Linda Noite), uma melodia inglesa ('O Primeiro Natal'), uma siciliana ('Noite Jubilosa'), 'Natal, Natal', de Moreira das Neves/João Victor Costa e 'Já é Natal', de Haendel. Este coro será dirigido por Inácio da Silva Finalmente, sob direcção artística da maestrina Zélia Gomes, actuará o Coro de Câmara da Madeira, interpretando 'The First Noel' (arr. Arthur Harris), 'Eu hei-de me ir ao presépio' (arr. Bachman), 'Oh Holy Night' (Adolphe Adam, com arranjo de A. Harris), 'Cantique Jean Racine' (Gabriel Fauré), e 'Hark! The Herald Angels Sing' (Mendelssohn, com arranjo de Brant Adams). Isto encerra o primeiro dia de concertos. No segundo, actuará o Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos, sob direcção de Maria José Ferreira, o Orfeão Madeirense, e o Orfeão de Almeirim, dirigido por Abílio Figueiredo. Todos apresentarão um programa diversificado, que inclui desde melodias francesas do séc. XVI a composições de Vivaldi ou do compositor italiano contemporâneo Ennio Morricone; desde Arthur Sullivan ou A.Charles Adams ao compositor madeirense contemporâneo João Victor Costa; desde espirituais negros a temas populares. Finalmente, no dia 30 de Dezembro, sempre pelas 21h30 (a igreja do Colégio acolhe os três concertos do Festival nos três dias referidos com início sempre à mesma hora) actuarão o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol, o Grupo Coral Vozes da Abrunheira, o Coro de Câmara da Madeira, o Orfeão de Almeirim, o Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos e o Orfeão Madeirense.

Este último agrupamento tem ainda outros concertos programados para esta quadra: no dia 24, actua na igreja de São Pedro, pelas 18 horas, entoando cânticos à virgem peregrina; na noite de Natal (dia 24) actuará às 23h15 na igreja do Colégio, num concerto que será seguido pela solenização da Missa do Galo, à meia-noite. A 27 de Dezembro, pelas 10 horas, o coro participa na missa a S. João Evangelista, com diversos cânticos. Já a 3 de Janeiro, dá um concerto de Ano Novo pelas 18 horas, na mesma igreja, seguido de nova solenização de missa, durante a qual serão interpretados também múltiplos temas de cariz religioso.

Já para 8 de Janeiro, está previsto um concerto no Palácio de São Lourenço, pelas 19 horas.

O Orfeão Madeirense foi fundado em 1919 e é o grupo coral mais antigo da Região, e um dos mais antigos de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas