segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Festival 'Natal no Funchal' continua

Da edição de hoje do Diário de Noticia da Madeira:

Prossegue hoje, pelas 21h30, na igreja do Colégio, o Festival 'Natal no Funchal', uma iniciativa do Orfeão Madeirense que inclui vários outros grupos corais.

No concerto de hoje, actuará o Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos, sob a direcção da prof. Maria José Ferreira, o Orfeão Madeirense, dirigido por José Pereira Júnior, e o Orfeão de Almeirim, dirigido pelo maestro Abílio Figueiredo.

O primeiro destes agrupamentos interpretará desde cânticos com melodias francesas do séc. XVI a tradicionais do Jardim do Mar e da Boaventura, com arranjos de Rufino Silva; outras peças são de Ennio Morriconne, com arranjo de P. Rowlands, de Antonio Vivaldi, com arranjo de H. Hopson, um cântico gospel, com arranjo de Norman Luboff, e uma peça de Emily Crocker. O Orfeão cantará desde peças natalinas de autor anónimo a outras de Arthur Sullivan e A. Charles Adams, uma canção com melodia oriental, outra tradicional do Alentejo, e uma tradicional madeirense (da Boaventura).

Finalmente, o Orfeão de Almeirim, grupo convidado, interpretará desde espirituais negros a canções harmonizadas por F. A. Geavaert ou C. Geoffray, uma canção de cariz popular com harmonia de F. Lopes Graça, outra de J. Reading, outra ainda de Howard Goodal e, para finalizar, 'White Christmas', com arranjo de Gonçalo Lourenço.

O Orfeão de Almeirim foi fundado em 1993 no seio da Banda Marcial de Almeirim, e organizou-se como associação cultural no ano seguinte. É formado pelo coro adulto, composto por cerca de 30 elementos das mais variadas camadas etárias e profissionais, e o grupo juvenil, com cerca de 16 elementos dos 6 aos 16 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas