quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Faz anos hoje - John Coltrane

No dia 23 de Setembro de 1926 nasceu John Coltrane.

Da Infopédia:

Saxofonista norte-americano nascido a 23 de Setembro de 1926, em Hamlet, Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Desde sempre esteve rodeado pela música, pois o seu pai tocava vários instrumentos, o que o levou a estudar trompete e clarinete. No liceu, as influências de Lester Young e Johnny Hodges levaram-no a mudar para saxofone alto. Fez os seus estudos musicais em Filadélfia e foi chamado para prestar serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, na Marinha norte-americana no Hawai. No seu regresso, ingressou na Eddie "CleanHead" Vinson Band. Depois de tocar com Dizzy Gillespie e Jimmy Heath, passou a fazer parte do Miles Davis Quintet, em 1955. Aqui pôde pôr em prática a sua paixão pela experimentação, pois Miles Davis dava-lhe bastante liberdade. Em 1960 formou o seu próprio quarteto com McCoy Turner (piano), Elvin Jones (bateria) e Jimmy Garrison (baixo). O John Coltrane Quartet criou o som mais inovador e expressivo de toda a história do jazz com os álbuns: My Favorite Things (1960), Africa Brass, Impressions, Giant Steps (1959) e a sua obra-prima A Love Supreme (1964), um dos mais profundos testamentos de fé religiosa. Os anos finais de Coltrane foram marcados pela controvérsia. Foi-lhe diagnosticado um cancro no fígado, que juntamente com a sua toxicodependência levou-o gradualmente a perder energia e ganhar peso. Discretamente, Coltrane tentava ocultar estes factos, dado o seu enorme trabalho de composição, gravação e actuações. Morreu a 17 de Julho de 1967, deixando um legado musical que aumenta o seu valor com o passar dos anos. John Coltrane era considerado um "pregador" do jazz contemporâneo e ao mesmo tempo um profeta do que estaria para vir. Na comemoração do seu 75.° aniversário, foi criada a Fundação John Coltrane, com o objectivo de atribuir bolsas escolares a jovens músicos, de modo a encorajar e desenvolver o jazz e outras formas de expressão artísticas no âmbito do jazz, valores esses que estão presentes na música de John Coltrane.

John Coltrane. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-09-09]

2 comentários:

  1. “Coltrane Time” é um dos meus discos favoritos do John Coltrane! É sempre um prazer recordar! Eu penso que hoje em dia se dá demasiada importância à cena experimental no meio jazz... Não tenho nada contra isso mas, por vezes, acho que se esquece um pouco a formação mais clássica (mas igualmente transgressora) do jazz. Nomes como Coltrane, Miles Davis e Dexter Gordon são incontornáveis. Fazem falta espaços como esse, onde se pode escutar os nomes imprescindíveis e os novos nomes do jazz. Aconselho uma visita a http://cotonete.clix.pt/, tenho aprendido muitíssimo com esse site!

    ResponderEliminar
  2. Olá Liana

    Obrigado por ter passado pelo Outras Escritas.

    Sim, tem razão, muito do que se faz actualmente, tem pouco ou nada a ver com a vertente mais "clássica" do Jazz e talvez os músicos actuais devessem inspirar-se um pouco mais nos grandes.

    De qualquer forma, independentemente do que se faça hoje, Coltrane será sempre Coltrane e Davis será sempre Davis. Como Mozart e Beethoven.

    Volte sempre

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas