quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Faz anos hoje - Yma Sumac

No dia 13 de Setembro de de 1922 nasceu Yma Sumac.

Da Wikipédia (desculpem o português barasileiro):

Zoila del Catillo nasceu em 13 de setembro de 1922, em Cajamarca, Peru. Ela adaptou o nome Yma Sumac na América do Sul, antes de ir aos Estados Unidos. Tal nome foi baseado no nome de sua mãe, que derivava de Ima Shumaq, que significava "linda flor", e até mesmo "linda garota", como declarou em algumas de suas entrevistas.

A primeira aparição de Yma Sumac no rádio foi em 1942, sendo que neste mesmo ano, se casou com o maestro Moisés Vivanco. Yma gravou no mínimo 23 canções da música popular peruana na Argentina em 1943. Essas gravações foram muito bem recebidas pela Odeon (gravadora que gravou suas primeiras canções) e teve a participação do grupo de Moisés Vivanco, Compañía Peruana de Arte, composto por 46 dançarinos, cantores e músicos de origem indígena. Em 1946, Yma e Vivanco se mudaram para a cidade de Nova Iorque, onde atuaram como o Inca Taky Trio, onde Sumac cantava como soprano, sua prima Cholita Rivero como contralto e também como dançarina e Vivanco no violão.

Yma Sumac foi uma das cantoras líricas mais bem notificadas e admiradas de todos os tempos. Com sua voz, era capaz de emitir notas agudíssimas que soavam como o canto dos pássaros e graves que iam abaixo da tessitura de um baixo. Possuía uma extensão vocal de 5,2 oitavas, emitindo desde o Réb1 do piano até ao #7. Sua canção "Chuncho - The Forest Creatures" é um excelente exemplo de quão grande era a sua extensão vocal, onde emitia desde o E2 ao C#7. Até então, a cantora mais conhecida por cantar C7 era Erna Sack que possuía 4,4 oitavas, emitindo desde o Fá2 ao Dó7. Com sua extensão, Yma pôde passar para si o título que até então pertencia a Erna Sack. Yma Sumac era classificada como contralto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas