domingo, 2 de agosto de 2009

Faz anos hoje - Crónica de Férias (1992) - Vila Nova de Milfontes (I)

Faz hoje 17 anos que quatro miúdos resolveram pegar nas mochilas e ir acampar para Vila Nova de Milfontes.
Muita coisa mudou, entretanto, em nós e em Vila Nova de Milfontes. Nós já não somos miúdos, somos agora quarto cidadãos com vidas iguais às de tantos outros cidadãos, e Vila Nova de Milfontes, como toda a Costa Alentejana, sofreu, o que eu não chamaria progresso, mas mutação... ou simplesmente adaptou-se aos requisitos de quem por lá foi (vai) passando.

Foram umas férias muito cansativas, com muita correria e muitos quilómetros percorridos a pé, de autocarro, de comboio e muito poucos de carro. Em contrapartida, só carregávamos mochilas e toalhas de praia... as responsabilidades, essas foram mais tarde, quando já não andávamos a pé, nem de autocarro e pouco de comboio e passamos a andar muito de carro e avião.

Dois desses miúdos, tinham (já tinham) o vício da escrita e sempre que iam de férias faziam-se acompanhar de um caderno, que funcionava como diário. Um desse miúdos, que também tem o vício de guardar tudo, conseguiu guardar o caderno até hoje e assim tornar possível partilhar estes dias dourados em plena Costa Vicentina.

Assim estes valiosos manuscritos vão ser eternizados e transcritos ponto por ponto e vírgula por vírgula tal e qual está no caderno para aqui.



02 de Agosto de 1992

02/08/92, estamos a acabar de 'fazer' a última mochila, que é, como é lógico, a do Menino!


03 de Agosto de 1992

Já são 03/08/92, a aventura já começou.
Saímos do Ervedal às 7h45 no Expresso de Lisboa. Estamos em Mora depois de passar por Aviz e Pavia.
A menina Alexandra, como sempre teve de ir à mija!
Depois de uma ligeira bicha em Vila Franca de Xira, chegamos finalmente a Lisboa. Compramos os bilhetes para Vila Nova de Milfontes e descobrimos que já não podemos sair de lá, uma vez que já não há expresso de regresso a Lisboa.
Neste momento estamos no Chiado numa esplanada a tomar café ( Benard)

(...cont)

Publicado também no Desvios

5 comentários:

  1. Pois, que bem que estavamos há 17 anos...

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostei de ver esta foto.Só há uma nina que não reconheço!
    Talvez nao a conheça mesmo.Obrigada foram tempos que não esquecerão.Todas as idades têm as suas boas recordaçoes.E, que vocês todos tenham muitas pela vossa vida,(boas) para recordarem. (Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Reflexos

    Eu confesso que me prefiro com uns aninhos a mais :)

    Zélia

    A nina que não conheces é precisamente a Reflexos :)

    ResponderEliminar
  4. Sem duvuda que estamos melhores agora, até já falamos sobre isso, mas estar agora a sair para umas férias dava jeito...

    ResponderEliminar
  5. Sinto-me agora ligeiramente maior... na largura.
    Menino

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas