sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Paulo Ferreira o "wonderful tenor" de Anna Netrebko

Como referi por várias vezes aqui no Outras Escritas, o tenor português Paulo Ferreira debutou internacionalmente num concerto realizado em Colónia (Alemanha) no passado dia 2 de Julho ao lado de Anna Netrebko e Erwin Schrott.

Pedi ao cantor, de quem sou amigo no Facebook, que me dissesse como tinha sido a sua experiência neste concerto e o que sentiu ao cantar em dueto com Anna Netrebko, porventura o soprano mais famoso da actualidade. A resposta foi de tal forma interessante e emocionada, que resolvi pedir-lhe autorização para publicá-la.

Escreveu o Paulo:

Olá Alberto,

Desculpe so agora lhe estar a escrever mas francamente nem sei por onde começar.

Isto começa no dia do ensaio, mal eles, Netrebko e Schrott, chegam à Philharmonie para o ensaio, estava eu com o Maestro Claudio Vandelli.

Eles cumprimentaram-me efusivamente, como se ja me conhecessem ha anos; o certo é que já sabiam tudo de mim ( carreira, curriculum, onde cantava, o que cantava, de onde era...) fiquei atónito, pois todo este conhecimento da minha pessoa tiveram quando eu fui o escolhido para cantar com ela, mas foram logo maravilhosos comigo.

Seguimos para o ensaio com Piano e Maestro. Ela vira-se para mim, que estava com certeza com cara de nervoso e disse-me " vai correr tudo bem, eu também estou muito nervosa porque me vou estrear neste papel da Leonora - vamo-nos estrear ao mesmo tempo! Isso é óptimo!" Disse ela toda bem disposta.

Depois da minha primeira intervenção, eles ficaram a olhar para mim com admiração e carinho. No fim a Anna deu-me um abraço e um beijo e disse-me "Bravo Paulo, you are my wonderful Tenor!"

E então sempre me chamava de Wonderful tenor.

Logo de seguida tivemos ensaio com Orquestra e ela perguntou-me o que achei, quando acabamos de cantar! Eu fiquei parvo com a pergunta dela, pois ela estava a ser tão normal e humilde comigo ao fazer aquela pergunta!

La falamos e ela remata" Pois eu também achei que foi bom e as nossas vozes soam mesmo muito bem juntas"!

No dia do concerto ela estava muito concentrada e durante as entradas e saídas de palco, onde eu estava com ela depois das suas actuações, ela entrava e saía do palco como todos nós entramos e saímos, felizes e nervosos, ansiosos e satisfeitos.
Uma cantora/ Um ser humano perfeitamente normal!

Foi uma experiencia única e que pelo que parece será para repetir em breve.

Dali tirei como conclusão que a minha estreia internacional não foi com a soprano mais mediatica e aclamada do mundo de momento, mas sim a minha estreia foi com uma cantora, sem sombra de duvida espectacular no que faz, mas que sente e reage como todos nós cantores reagimos nas mesmas situações!

Uma pessoa muito agradável, simpatica, humilde, muito bem disposta! Para mim foi uma honra e uma aprendizagem sem precedentes! 

Um abraço enorme

Paulo

4 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Obrigado por nos dar a conhecer este interessante testemunho. Como sabe sou um admirador incondicional da Anna Netrebko que é, para mim, um dos melhores sopranos da actualidade (em alguns reportórios, mesmo o melhor).
    O relato do Paulo Ferreira confirma aquilo que penso. Os verdadeiramente "Grandes" na ópera são assim.
    Desejo também ao Paulo uma óptima carreira internacional.
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela publicação do testemunho de Paulo Ferreira. Parabéns a ele e votos de grandes sucessos. E também não era má ideia que o Teatro de São Carlos o convidasse a cantar. Parece que vem sempre tudo ao ralenti.

    ResponderEliminar
  3. Caro FanaticoUm

    Felizmente temos comprovado nos nosso blogues que os melhores cantores da actualidade são pessoas simples e dadas e que o estatutos de diva e "divo" mal-dispostos e excêntricos se vão perdendo.
    Quanto à Netrebko, não sei se sabe, mas finalmente mostrou nestes concertos, em que pela primeira vez cantou as árias da Leonora do Trovador, que aprendeu a "trilar" e, pelos vistos não se saiu nada mal (na minha opinião). Já na cabaletta, as coisas não lhe correram tão bem, porque exige uma coloratura precisa, coisa que Netrebko "ainda" não tem (http://youtu.be/kKkd5fnTAw4 - trilo aos 6:40 e cabaletta aos 12:43). Não publico este vídeo aqui no Outras Escritas porque ele não é do concerto com o Paulo Ferreira, mas do concerto com Kaufmann. Infelizmente não encontro nenhum vídeo desse concerto).

    Caro Paulo

    Tem toda a razão no que respeita ao S. Carlos. Veremos se com o Paulo lançado internacionalmente, poderemos assistir em breve a um concerto seu.


    Cumprimentos aos dois.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto,
    Obrigado pelo testemunho!

    Desejo as maiores felicidades ao Paulo Ferreira.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas