quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Morreu David Croft, co-criador da série "Allô, Allô"

David Croft, co-criador da série "Allô, Allô" de que tanto gosto, morreu ontem aos 89 anos em Portugal (onde vivia).

Do Público:

David Croft, argumentista e produtor responsável por alguns dos maiores sucessos televisivos britânicos como "Alô, Alô", morreu esta terça-feira na sua casa, em Portugal. O argumentista tinha 89 anos

Do seu currículo fazem parte algumas das sitcoms mais mediáticas da BBC e que ainda hoje fazem parte da programação televisiva. "Dad's Army", "It Ain't Half Hot Mum", "Hi-de-Hi" e "Are You Being Served?" são alguns exemplos. Em Portugal a mais icónica será a série "Alô, Alô", que escreveu com Jeremy Lloyd e que chegou a ser transmitida na televisão portuguesa, retratando o quotidiano num café de uma pequena vila francesa, em plena II Guerra Mundial.

"A família da lenda da comédia David Croft está triste em anunciar que o Davi morrey pacificamente enquanto dormia", pode-se ler no site oficial do argumentista britânico que nos últimos anos mudou a residência para Portugal.

"Ele foi um grande homem, a sua falta vai ser sentida por todos os que tiveram a sorte de o conhecer e amar", continua o comunicado da família.

Com Jimmy Perry fez uma das parcerias mais famosas da BBC que culminou no enorme sucesso de "Dad's Army", no ar entre 1968 e 1977, "indiscutivelmente a mais bem-sucedida sitcom britânica de sempre", escreve o "The Guardian". A série foi várias vezes nomeada para os prémios BAFTA.

Em 2003, David Croft foi homenageado nos prémios de comédia britânicos, British Comedy Awards, onde recebeu o prémio carreira.


Obrigado ao Jorge Abreu pela chamada de atenção para a notícia.

2 comentários:

Comente o Outras Escritas