quinta-feira, 22 de setembro de 2011

À conversa com o soprano Rita Moldão

Já falei no Outras Escritas da Rita Moldão, jovem soprano português que estuda em Madrid com a Elisabete Matos. Durante Agosto "falei" com a Rita no Facebook e fiquei a saber um pouco mais sobre a sua experiência fora de Portugal. Pedi-lhe que me fizesse um pequeno texto para publicar aqui no blogue, mas a Rita sentiu-se um pouco inibida. De qualquer forma, a pequena "conversa" que tivemos foi bastante interessante e merece ser aqui referida.

Segundo a cantora, a sua voz começa agora a ficar mais definida, a "soar como deve soar", sem "apitos" e com apoios e máscara correctos. É um soprano ligeiro de coloratura e é neste repertório que vai apostar.
Confessei à Rita que este é dos tipos de voz que mais aprecio e que geralmente a voz cresce um pouco com a idade, tornando-se mais lírica e menos ligeira. Falei-lhe do meu gosto pela voz da Sutherland (um caso à parte de soprano dramático de coloratura). A Rita gosta da Sills e da Devia (que ainda não ouviu ao vivo) e, curiosamente, achou a voz de Gruberova muito "pequenina".  Ficou desiludida quando a ouviu em Barcelona (neste aspecto discordo da Rita).

Elisabete Matos é, segundo a Rita, uma professora extraordinária, que a "obriga" a viajar para ter aulas. Esteve em Salzburgo durante o festival, mas não teve oportunidade de assistir a nenhum espectáculo por causa da falta de bilhetes. Esteve também em Las Palmas, e estará em Lisboa brevemente quando a Elisabete Matos vier cantar o D. Carlo.

Quanto a projectos para espectáculos, a Rita diz que tem algumas coisas em vista, mas que ainda não sabe se se concretizarão.

Ficamos então à espera de ver os projectos da Rita concretizados e de porder vê-la e ouvi-la brevemente.

Aproveito para lhe dedicar os próximo vídeo com captações áudio da ária final da ópera Anna Bolena com a Berverly Sills em 3 anos consecutivos (1973, 1974 e 1975), chamando os leitores à atenção para a evolução da voz no registo grave.


2 comentários:

  1. Obrigada, Alberto por me dedicar mais um post no seu blog!!
    Realmente é uma voz fantástica.....!!!!
    Em 1974 estava fenomenal! Um timbre inigualável e uma força da natureza!

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=4MKoqqZdaow

    http://www.youtube.com/watch?v=RT1CYLzcR6I

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas