quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rockwell Blake - Pour mon âme

Rockwell Blake é, na minha opinião, o melhor tenor Rossiniano de sempre, pelo menos de entre aqueles que já ouvi ao vivo e em gravações.

Das características vocais e cénicas do cantor, já falei várias vezes aqui no Outras Escritas, pelo que, não me vou repertir neste post. De qualquer forma, deixo-vos com mais uma preciosidade que encontrei hoje no YouTube e que reflecte a versatilidade da voz e do carácter do cantor, desta vez não em Rossini, mas na célebre ária dos nove dós de peito da ópera "La Fille du Regiment" de Donizetti. Blake interpretou a ária inúmeras vezes durante a sua carreira mas com a interpolação de mais dois dós de peito no final  (passando a 11 em vez de 9). Na gravação que se segue o tenor vai ainda mais longe interpolando um ré bemol, sem que isso o impeça de cantar todo o texto da frase: "militaire et mari!". 

Para os mais puritas estas interpolações podem ser consideradas de mau gosto e esteticamente incorrectas. De qualquer forma gosto sempre de lembrar que no Bel canto, esta sempre foi uma prática comum. Como Blake costumava dizer: "temos que fazer qualquer coisa para não interpretarmos as árias sempre das mesma forma".

2 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Obrigado por esta curiosidade. Nunca tinha ouvido interpretar esta ária assim. Sei do seu grande apreço por Blake e, masi uma vez, trouxe-nos um trecho muito curioso.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    Uma das características que aprecio em Blake é o facto de ele ao longo da carreira ter interpretado as mesmas árias de forma diferente, mas sempre com muito bom gosto.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas