Rockwell Blake é, na minha opinião, o melhor tenor Rossiniano de sempre, pelo menos de entre aqueles que já ouvi ao vivo e em gravações.
Das características vocais e cénicas do cantor, já falei várias vezes aqui no Outras Escritas, pelo que, não me vou repertir neste post. De qualquer forma, deixo-vos com mais uma preciosidade que encontrei hoje no YouTube e que reflecte a versatilidade da voz e do carácter do cantor, desta vez não em Rossini, mas na célebre ária dos nove dós de peito da ópera "La Fille du Regiment" de Donizetti. Blake interpretou a ária inúmeras vezes durante a sua carreira mas com a interpolação de mais dois dós de peito no final (passando a 11 em vez de 9). Na gravação que se segue o tenor vai ainda mais longe interpolando um ré bemol, sem que isso o impeça de cantar todo o texto da frase: "militaire et mari!".
Para os mais puritas estas interpolações podem ser consideradas de mau gosto e esteticamente incorrectas. De qualquer forma gosto sempre de lembrar que no Bel canto, esta sempre foi uma prática comum. Como Blake costumava dizer: "temos que fazer qualquer coisa para não interpretarmos as árias sempre das mesma forma".
Caro Alberto,
ResponderEliminarObrigado por esta curiosidade. Nunca tinha ouvido interpretar esta ária assim. Sei do seu grande apreço por Blake e, masi uma vez, trouxe-nos um trecho muito curioso.
Caro FanaticoUm
ResponderEliminarUma das características que aprecio em Blake é o facto de ele ao longo da carreira ter interpretado as mesmas árias de forma diferente, mas sempre com muito bom gosto.