segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Attila de Verdi - Samuel Ramey

Na minha opinião, Samuel Ramey é um dos melhores baixos de sempre. É certamente, o melhor intérprete de Attila, ópera de Giuseppe estreada em 1846.

Foram publicados recentemente no Youtube os dois vídeos que se seguem, onde são apresentados alguns excertos desta ópera, integrados num recital ocorrido em Nova Iorque no ano de 1993. Samuel Ramey interpreta Attila e é acompanhado entre outros por Thomas Hampson (Ezio) e Renee Fleming (Odabella).

A ópera Attila será desconhecida de muitos, uma vez que não é levada à cena com muita frequência. Fez, no entanto parte da temporada do MET no ano passado. É a nona ópera de Verdi e está incluida num período em que o compositor ainda era fortemente influenciado pelo Belcanto de Rossini, Donizetti e Bellini. É uma das minhas óperas de eleição.



4 comentários:

  1. Concordo consigo, Samuel Ramey foi um dos melhores baixos das últimas décadas, sobretudo no seu período aureo, altura desta gravação.
    Deixe-me dizer-lhe, contudo, que o Attila do Met do ano passado, que tive a sorte de ver ao vivo, ficou muito aquém do esperado. Havia uma enorme propaganda, que até envolvia os trajos concebidos por M. Prada, mas o espectáculo ficou bem aquém do que esperei. Uma desilusão.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    Quando fala em desilusão refere-se ao todo, ou apenas à encenação. Eu ouvi uma das récitas na antena 2 e confesso-me um pouco desiludido do ponto de vista vocal.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,
    A desilusão foi em todas as frentes, cénica, vocal e artística.
    E, por falar em desilusão, já viu que a Mariella Devia foi substituída por uma desconhecida (para mim) na Anna Bolena de Barcelona? Que desilusão!, sobretudo para pessoas como eu que vão uma segunda vez a Barcelona ver a Anna Bolena para ver e ouvir a Devia (assim eu pensava!).

    ResponderEliminar
  4. Caro FanaticoUm

    Que notícia triste me deu neste seu comentário. Acabei de verificar que a Devia foi substituída. Que desilusão. Confesso-lhe que comprei o bilhete para a Devia antes de comprar o da Gruberova.

    Fiquei com o dia estragado. Vou ter que repensar a minha ida a Barcelona.
    É pena que estas coisas aconteçam no mundo da ópera...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas