A ópera Norma de Bellini será porventura, a ópera mais difícil do ponto de vista vocal para um soprano.
A voz fica totalmente exposta e a melodia, de uma simplicidade atroz, exige do soprano uma técnica impecável, um sentido estético apuradíssimo e um controlo total.
Na minha opinião existem apenas três sopranos que conseguiram raiar a perfeição na interpretação de Norma: Callas, Sutherland e Caballé (num dia bom).
Respeito a Norma de Gruberova, mas não a considero ao mesmo nível.
Ao passar pelo YouTube, descobri uma voz que daqui a algum tempo se poderá afirmar como uma Norma de respeito. Falo de Angela Meade, que interpretou a ópera recentemente no Caramoor Festival (Nova Iorque).
Sei que haverá quem diga que as variações na segunda parte da ária "Casta Diva" são discutíveis, que a senhora é muito gorda e que o regosto grave não é dos mais belos.
Tudo isto pode ser verdade, no entanto, acho que vale a pena esperar para ver, ou neste caso, ouvir.
Interpretar NORMA não é para gente bonita, é para quem SABE CANTAR!
A voz fica totalmente exposta e a melodia, de uma simplicidade atroz, exige do soprano uma técnica impecável, um sentido estético apuradíssimo e um controlo total.
Na minha opinião existem apenas três sopranos que conseguiram raiar a perfeição na interpretação de Norma: Callas, Sutherland e Caballé (num dia bom).
Respeito a Norma de Gruberova, mas não a considero ao mesmo nível.
Ao passar pelo YouTube, descobri uma voz que daqui a algum tempo se poderá afirmar como uma Norma de respeito. Falo de Angela Meade, que interpretou a ópera recentemente no Caramoor Festival (Nova Iorque).
Sei que haverá quem diga que as variações na segunda parte da ária "Casta Diva" são discutíveis, que a senhora é muito gorda e que o regosto grave não é dos mais belos.
Tudo isto pode ser verdade, no entanto, acho que vale a pena esperar para ver, ou neste caso, ouvir.
Interpretar NORMA não é para gente bonita, é para quem SABE CANTAR!
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