sábado, 26 de junho de 2010

Sábado, última hora XII (Matemática: segunda chamada «chumbada»)


A notícia que comentamos hoje na rubrica Sábado, última hora, foi publicada no IOL Diário sob o título "Matemática: segunda chamada «chumbada»" e tem o seguinte texto:

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera que o exame da disciplina do 3.º Ciclo, realizado esta sexta-feira, tem um grau de dificuldade inferior ao da primeira chamada e que uma nota positiva nesta prova não garante preparação para ingressar no secundário, escreve a Lusa.

«Com o fraco grau de exigência que tem, uma classificação positiva nesta prova não garante o mínimo de preparação matemática necessária para ingressar no Ensino Secundário», escreve a SPM no parecer ao exame nacional da segunda chamada.

A SPM diz mesmo que, ao contrário do enunciado da primeira chamada, de dia 18, esta prova representa «um passo atrás no sentido de se vir a alcançar um nível adequado nos exames de matemática» do 3.º Ciclo.

«Vale a pena lembrar que este exame é também o realizado pelos alunos retidos no 8.º ano, com vista à conclusão do Ensino Básico e eventual passagem direta para o 10.º ano», destaca o Gabinete do Ensino Básico e Secundário da SPM.

A prova «não tem os aspectos positivos» referidos no parecer da SPM na primeira chamada e «continua a sofrer de muitas lacunas», lê-se no documento.

A SPM reconhece como aspetos positivos nesta prova as questões de geometria, que se «adequam melhor aos objectivos» deste ciclo de estudos, mas refere que há áreas estruturantes que «não são verdadeiramente avaliadas», como os sistemas de equações e os números reais.

A área de probabilidades, acrescenta, é avaliada «a um nível bastante inferior» ao da primeira chamada.

«Esta prova avalia muito pouco o domínio dos procedimentos e a capacidade de aplicação dos algoritmos. Tal como na primeira chamada, cerca de 30 por cento da cotação do exame corresponde a questões de resposta imediata, o que nos parece excessivo», afirmam.

Para a prova de hoje estavam inscritos 615 alunos e compareceram 396, segundo dados do Ministério da Educação.


Confesso que nunca compreendi o problema nacional da matemática. Desde há uns bons anos que as matérias cobertas pela disciplina de matemática são consideradas difíceis, para a maioria, impossíveis para alguns e apaixonantes para meia dúzia.

No que me diz respeito, a matemática, nunca me assustou e foi sempre das disciplinas de que mais gostei. Reconheço que não será das disciplinas mais fáceis, mas daí a fazer dela um problema nacional, vai muito.

Um dos primeiros erros que surgem neste contexto é o de incutir nas crianças em idade escolar a falsa ideia de que a matemática é difícil. Isto acontece porque muitas vezes os próprios pais nunca foram bons alunos e acabaram por ter grandes dificuldades para realização da disciplina.

Seguem-se os professores que muitas vezes fomentam também a ideia de dificuldade, não conseguindo incutir nos alunos o interesse e o à vontade necessários para que encarem a matemática de ânimo leve e com espírito crítico.

Um outro erro, a meu ver dos mais graves, prende-se com a ideia generalizada de que para um aluno conseguir realizar uma cadeira de matemática terá que ter um bom explicador. Se se generaliza o uso de explicadores então é porque está algo de errado na forma de ensinar.

Segundo a notícia, a forma que parece estar a ser utilizada pelos governantes para resolução do problema é a de utilizar um facilitismo inapropriado para elaboração de exames. Ora este é o maior erro de todos...

E você Reflexos? O que acha desta notícia?

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