quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Norma (Bellini) - Elinor Ross, Mario de Monaco e Giovanna Vighi

As pérolas não param de surgir no YouTube!

Já tinha ouvido vários excertos desta récita da ópera Norma, ocorrida em Berlim no ano de 1967, mas eis que surge agora a récita completa em vídeo.

Elinor Ross faz uma excelente Norma, com uma voz enorme, talvez a maior que já alguma vez ouvi numa gravação desta obra. O timbre é belo e o legatto de elevada qualidade. Perdoa-se uma certa estridência nas notas mais agudas numa voz deste calibre (a captação é mono o que pode falsear esta minha apreciação). Como actriz, Ross pode considerar-se razoável.

Mário del Mónaco, outra grande voz, talvez grande demais para Pollione. O cantor canta sempre em forte e parece desafinar ligeiramente nos duetos e trios dos primeiro e segundo actos. De qualquer forma a primeira ária é bem interpretada e no final prolonga um lá bemol para além do que parece ser humanamente possível, pondo o maestro e a orquestra à espera. Noto que "naquele tempo" os cantores comandavam o espectáculo o que, sendo discutível, me parece menos exagerado que o que se passa hoje em dia, em que se dá primazia à encenação colocando os cantores em situações quase desesperantes.
Como actor, Mario del Monaco parece-me mau.

Giovanna Vighi interpreta muito bem Adalgisa do ponto de vista vocal. A sua voz é cheia, de timbre agradável e com enorme facilidade no registo agudo. A nível cénico a cantora pareceu-me sempre muito insegura ao longo da récita. Talvez tenha sido por esta razão que se enganou no segundo dueto com Norma (o que se perdoa, face à qualidade vocal que manteve durante toda a récita).



Maestro - Ettore Gracis
Norma - Elinor Ross
Adalgisa - Giovanna Vighi
Pollione - Mario Del Monaco
Oroveso - Massimiliano Malaspina
Flavio - Mario Guggia

6 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Obrigado por mais esta pérola, como diz e, sobretudo, pelos comentários que, para além da opinião pessoal, são informativos e "educadores" para gente mais leiga, como é o meu caso.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Mario del Monaco claramente um peixe fora de água. Como tenor dramático, nada a apontar-lhe. Não é à toa que o sepultaram vestido de Otello.
    Elinor Ross apesar de também ser uma soprano de papeis dramáticos. Se ficou interessado, veja o desempenho dela em Leonora da ópera <>. Brilhante!
    Uma sugestão para o final de tarde de Domingo:
    http://www.mezzo.tv/nos-programmes/diffusion/don-giovanni-de-mozart-au-festival-daix-en-provence-2002-14

    ResponderEliminar
  3. Bem, o meu post foi escrito meio à pressa.

    Completando:
    Elinor Ross apesar de também ser uma soprano de papeis dramáticos, consegue ter maior agilidade para interpretar Belcanto.

    A ópera que não aparece é La Forza del Destino.

    Mil desculpas.

    ResponderEliminar
  4. Caro FanáticoUm
    Não tem que me agradecer, espero que aprecie o vídeo, apesar do som não ser dos melhores, fica-se com uma ideia do que se passou naquela noite em Berlin.
    Cumprimentos

    Caro Anónimo
    Obrigado pelos seus comentários, vejo que também é um apreciador de Elinor Ross e que concorda comigo no que respeita ao Del Monaco (mesmo assim, acho curioso que o tenor tenha encarnado Polione). Cumprimentos e volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Um pequeno brinde:
    http://www.youtube.com/watch?v=X98WKDRc3OI

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimoe
    Obrigado pela partilha deste vídeo com a Norma de Verrett, uma cantora excepcional que nos deixou no ano passado.
    Quem diria que um mezzo-soprano, que no decorrer da sua carreira passou a soprano, poderia interpretar Norma, aquele que considero o papel mais difícil de interpretar do ponto de vista vocal em todo o repertório de bel canto.
    O vídeo chama a atenção para o final do trio em que Verrett interpola um ré sobre-agudo, que acrescenta bastante carga dramática.

    Mais uma vez obrigado.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas