As pérolas não param de surgir no YouTube!
Já tinha ouvido vários excertos desta récita da ópera Norma, ocorrida em Berlim no ano de 1967, mas eis que surge agora a récita completa em vídeo.
Elinor Ross faz uma excelente Norma, com uma voz enorme, talvez a maior que já alguma vez ouvi numa gravação desta obra. O timbre é belo e o legatto de elevada qualidade. Perdoa-se uma certa estridência nas notas mais agudas numa voz deste calibre (a captação é mono o que pode falsear esta minha apreciação). Como actriz, Ross pode considerar-se razoável.
Mário del Mónaco, outra grande voz, talvez grande demais para Pollione. O cantor canta sempre em forte e parece desafinar ligeiramente nos duetos e trios dos primeiro e segundo actos. De qualquer forma a primeira ária é bem interpretada e no final prolonga um lá bemol para além do que parece ser humanamente possível, pondo o maestro e a orquestra à espera. Noto que "naquele tempo" os cantores comandavam o espectáculo o que, sendo discutível, me parece menos exagerado que o que se passa hoje em dia, em que se dá primazia à encenação colocando os cantores em situações quase desesperantes.
Como actor, Mario del Monaco parece-me mau.
Giovanna Vighi interpreta muito bem Adalgisa do ponto de vista vocal. A sua voz é cheia, de timbre agradável e com enorme facilidade no registo agudo. A nível cénico a cantora pareceu-me sempre muito insegura ao longo da récita. Talvez tenha sido por esta razão que se enganou no segundo dueto com Norma (o que se perdoa, face à qualidade vocal que manteve durante toda a récita).
Maestro - Ettore Gracis
Norma - Elinor Ross
Adalgisa - Giovanna Vighi
Pollione - Mario Del Monaco
Oroveso - Massimiliano Malaspina
Flavio - Mario Guggia
Caro Alberto,
ResponderEliminarObrigado por mais esta pérola, como diz e, sobretudo, pelos comentários que, para além da opinião pessoal, são informativos e "educadores" para gente mais leiga, como é o meu caso.
Cumprimentos
Mario del Monaco claramente um peixe fora de água. Como tenor dramático, nada a apontar-lhe. Não é à toa que o sepultaram vestido de Otello.
ResponderEliminarElinor Ross apesar de também ser uma soprano de papeis dramáticos. Se ficou interessado, veja o desempenho dela em Leonora da ópera <>. Brilhante!
Uma sugestão para o final de tarde de Domingo:
http://www.mezzo.tv/nos-programmes/diffusion/don-giovanni-de-mozart-au-festival-daix-en-provence-2002-14
Bem, o meu post foi escrito meio à pressa.
ResponderEliminarCompletando:
Elinor Ross apesar de também ser uma soprano de papeis dramáticos, consegue ter maior agilidade para interpretar Belcanto.
A ópera que não aparece é La Forza del Destino.
Mil desculpas.
Caro FanáticoUm
ResponderEliminarNão tem que me agradecer, espero que aprecie o vídeo, apesar do som não ser dos melhores, fica-se com uma ideia do que se passou naquela noite em Berlin.
Cumprimentos
Caro Anónimo
Obrigado pelos seus comentários, vejo que também é um apreciador de Elinor Ross e que concorda comigo no que respeita ao Del Monaco (mesmo assim, acho curioso que o tenor tenha encarnado Polione). Cumprimentos e volte sempre.
Um pequeno brinde:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=X98WKDRc3OI
Caro Anónimoe
ResponderEliminarObrigado pela partilha deste vídeo com a Norma de Verrett, uma cantora excepcional que nos deixou no ano passado.
Quem diria que um mezzo-soprano, que no decorrer da sua carreira passou a soprano, poderia interpretar Norma, aquele que considero o papel mais difícil de interpretar do ponto de vista vocal em todo o repertório de bel canto.
O vídeo chama a atenção para o final do trio em que Verrett interpola um ré sobre-agudo, que acrescenta bastante carga dramática.
Mais uma vez obrigado.