terça-feira, 7 de junho de 2011

Paulo Ferreira (Tenor)

Recebi um convite de amizade no Facebook do tenor português Paulo Ferreira que me deixou bastante satisfeito. O cantor apresentou-me o seu blogue do qual constam o seu currículo, uma lista de todos os concertos, récitas e recitais em que já participou, e a lista de futuros compromissos.

O Paulo está prestes a dar um "salto" na sua carreira com a interpretação do papel de Cavaradossi em vários teatros de ópera alemães, já a partir do mês de Setembro.

Tive o prazer de ouvi-lo na interpretação de tenor solo da 9ª sinfonia de Beethoven que ocorreu no Funchal em 2007 (Orquestra Clássica da Madeira dirigida por Rui Massena). A sua voz tem um timbre muito agradável e uma extensão apreciável. com um registo grave é bastante cheio e bem suportado (denotando o seu início de carreira como barítono) e o registo agudo potente e "fácil".

Existe no YouTube uma interpretação do tenor da ária de Don José da Carmen para a qual chamo a vossa atenção (a captação sonora não está feita nas melhores condições e não é possível incorporar o vídeo aqui).

O Outras Escritas vai estar atento à carreira deste cantor e amigo.

5 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Muito obrigado por este seu post. Confesso que não conhecia o Paulo Ferreira e ouvi-lo nesta interpretação do Don José foi uma surpresa muito agradável. Como sabe, aprecio muito os tenores com um registo grave marcado e com agudos fáceis e abertos, como é o caso. E cenicamente também está muito bem.
    Já me fiz seguidor do blogue e tenho pena de não poder lá escrever um comentário, pois gostaria de o fazer. Mas aqui fica, na esperança que o leia.
    Também prestarei atenção à sua carreira e, quem sabe, terei o prazer de o ouvir ao vivo brevemente.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm

    Parece que estamos totalmente de acordo quanto às características da voz do Paulo. Confesso que começo a gostar deste tipo de voz de tenores com graves marcados e cheios. O tal tom baritonal que critiquei no Kauffman.

    Penso que o Paulo vai ler o seu comentário, uma vez que ele é seguidor do outras escritas.

    Espero que o Paulo tenha muito sucesso na Alemanha.

    Cumprimentos musicais

    ResponderEliminar
  3. Uma boa descoberta do "nosso olheiro". Boa voz dramática. Eu tenho uma certa preferência por vozes dramáticas, e fiquei logo interessado em ouvir mais.
    O único tenor português que tinha conhecimento de ter alguma "carreira internacional" era o tenor Fernando Guimarães, mas este é especializado em ópera barroca. O video abaixo é de L'Orfeo de Claudio Monteverdi.
    http://www.youtube.com/watch?v=s5jDrSDoTmM

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelo vosso carinho.
    Um abraço,
    Paulo Ferreira - Tenor

    ResponderEliminar
  5. @ Anónimo: Obrigado pelo link para o vídeo do Fernando Guimarães. Estarei atento à sua carreira. Quanto ao "olheiro", procuro novos talentos portugueses com muito gosto. Há tantas boas vozes que ainda desconhecemos.

    @ Paulo: Paulo não tem que agradecer. Obrigado pela sua voz...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas