O soprano italiano Mariella Devia interpretou ontem em Florença e pela primeira vez na sua longa carreira, a última ária da ópera Roberto Devereux de Donizetti.
Aos 63 anos, a cantora faz uma interpretação perfeita desta difícil ária, prevendo-se assim, mais um sucesso na sua interpretação de Elisabetta com estreia anunciada para Marselha em Novembro.
Mariella Devia pertence ao restrito grupo de cantores que mantém uma elevada qualidade no canto, apesar da idade que têm. É sempre um prazer constactar que a idade não é um factor absolutamente limitante para continuar a oferecer aos apreciadores interpretações de invulgar beleza. No caso específico de "La Devia", o que lamento é a falta de respeito pelo público, com os cancelamentos de espectáculos, algo que, por exemplo a Gruberova não faz.
ResponderEliminarCaro FanaticoUm
ResponderEliminarQue seja do meu conhecimento, Mariella Devia apenas cancelou as récitas da Anna Bolena de Barcelona. Durante a sua longa carreira foram raríssimas as vezes que cancelou. Desde Barcelona não houve mais qualquer cancelamento.
Quanto à interpretação, acho-a superlativa do ponto de vista vocal. Vou ver se a crise me deixa ir a Marselha para os Devereux de Novembro.
Cumprimentos musicais
Caro FanaticoUm
ResponderEliminarEncontrei um vídeo com a primeira parte da ária. A captação não é das melhores, mas dá para ter a ideia de como é o legatto da cantora. Outra curiosidade é que os graves parece-me cada vez melhores.
Cumprimentos
Caro Alberto,
ResponderEliminarDe facto tive muito azar com a Devia. Fui de propósito a Barcelona para a ouvir e quando soube que tinha cancelado pelas razões que foram, já tinha tudo pago. Ainda não consegui esquecer esse triste episódio da minha vida operática.