domingo, 26 de junho de 2011

Mariella Devia em Roberto Devereux (vídeo)

Deixo aqui mais um vídeo com a interpretação do soprano Mariella Devia da cena final da ópera Roberto Devereux (desta vez, mesmo com vídeo e não apenas a captação áudio).

Gostaria de salientar, para além da beleza vocal e da elegância do canto, o facto de as respirações da cantora serem praticamente imperceptíveis e todas feitas nos locais certos, por forma a não interromper a linha melódica. Até no final, ao subir para a nota sobre-aguda (ré) a cantora não faz a respiração habitual, parecendo ter um terceiro pulmão.


sábado, 25 de junho de 2011

"Passos Coelho não pagou a viagem para Bruxelas na TAP"

Só tenho um termo para apelidar o jornalista do Jornal de Negocios que publicou a notícia sobre o não pagamento da viagem a Bruxelas, que o PM realizou em classe económica: BURRO (não desfazendo dos simpáticos animais).

Então o Sr. Jornalista não sabe, que mesmo que a viagem tenha sido paga pela TAP (é assim que acontece com todos os membros do Governo) sai mais barato aos contribuintes se a mesma for feita em classe económica? É que a TAP ainda não foi privatizada, caso o Sr. Jornalista não saiba!

Isto para não falar do acto simbólico subjacente. 

Eu prefiro que os membros do Governo viajem em económica!

Tenham lá dó da inteligência do povo Senhores jornalistas!

Paulo Ferreira estreia-se em Colónia ao lado de Anna Netrebko


Soube há momentos que o tenor português Paulo Ferreira de quem já falei aqui no Outras Escritas, se vai estrear na Alemanha antes do que estava previsto. O tenor acompanhará o soprano Anna Netrebko numa gala de ópera que se realiza em Colónia já no próximo dia 2 de Julho.


Aqui fica um excerto da entrevista que o Paulo deu à Lusa sobre a gala:


O Casal mais mediático de Cantores Líricos Internacionais, Anna Netrebko e Erwin Schrott, vai-se apresentar numa Gala de Ópera no próximo dia 2 de Julho na maravilhosa sala Philharmonie de Colónia acompanhados do Coro de Colónia e a Orquestra Gürzenich, sob a direcção do Maestro Claudio Vandelli.

No programa desta Gala, a famosa Soprano Anna Netrebko incluí uma cena da Ópera "O Trovador" de G. Verdi, a qual precisava de um Tenor para ser interpretada. O Tenor que acabou por ser convidado para este Concerto, fui eu, Paulo Ferreira, um tenor Português que aguardava o seu Debut Internacional na Ópera Tosca de Puccini, e que esse Debut foi adiantado para este concerto, cantando um Duetto da Ópera "O Trovador" de G. Verdi ao lado de Anna Netrebko.


Fiquei particularmente satisfeito com esta estreia do Paulo, mais cedo do que estava previsto e ao lado de Anna Netrebko, considerada das melhores cantoras líricas da actualidade. Como referi quando falei deste jovem cantor português, devemos estar atentos à sua promissora carreira.

Desejo ao Paulo as maiores felicidades no concerto e espero poder ouvi-lo ao vivo brevemente. Saiba que, no meio de tanta crise, esta notícia me deixou orgulhoso de ser português.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mariella Devia em Roberto Devereux (actualizado)

O soprano italiano Mariella Devia interpretou ontem em Florença e pela primeira vez na sua longa carreira, a última ária da ópera Roberto Devereux de Donizetti.

Aos 63 anos, a cantora faz uma interpretação perfeita desta difícil ária, prevendo-se assim, mais um sucesso  na sua interpretação de Elisabetta com estreia anunciada para Marselha em Novembro.




terça-feira, 21 de junho de 2011

Verão

Por aqui, passámos directamente do Inverno para o Verão. A Primavera passou ali ao lado.

De qualquer forma...


segunda-feira, 20 de junho de 2011

As Rainhas Tudor de Donizetti (Sills e Gruberova)

As óperas, Roberto Devereux, Maria Stuarda e Anna Bolena de Gaetano Donizetti, são para mim dos expoentes mais altos de todo o bel canto italiano (já o referi aqui no Outras Escritas, inúmeras vezes). Interpretá-las a todas não é tarefa nada fácil e não está ao alcance de todos os sopranos. Callas interpretou apenas Anna Bolena, Sutherland, Maria Stuarda e Anna Bolena, e Caballé interpretou as 3, mas não se saiu muito bem nas poucas récitas Anna Bolena que fez no Scala, vindo a desistir do papel logo de seguida.

Como referências de cantoras que interpretaram (ou interpretam) estas três óperas de forma superlativa, tenho Beverly Sills e Edita Gruberova (referência também a Mara Zampieri que interpretou as três rainhas no S. Carlos).

Recentemente o coloraturafan disponibilizou no YouTube dois vídeos que resumem as interpretações destas cantoras ao longo das suas carreiras. Todos os excertos são de captações feitas ao vivo e por isso, a qualidade sonora pode não ser a melhor.

Comecemos por Sills. O vídeo contem excertos áudio das famosas Rainhas Tudor interpretadas pela cantora na New York City Opera em 1971 (Roberto Devereux), 1972 (Maria Stuarda) e 1975 (Anna Bolena). O registo agudo é muito bem explorado e a cantora demonstra uma extraordinária capacidade de comando. Chamo a vossa atenção para a ária final de Maria Stuarda em que Sills, quase no final, faz uma primeira subida até ao ré sobre-agudo (9:20) que é muito pouco usual, mas que causa grande impacto dramático (na minha opinião). Nas gravações comerciais de estúdio esta abordagem não é feita por Sills (o soprano Elizabeth Parcells fá-lo também neste vídeo).





Gruberova tem uma abordagem bastante diferente da de Sills, nomeadamente do ponto de vista dramático. A voz da cantora, embora de soprano de coloratura, foi adquirindo ao longo da sua carreira o volume no registo grave tão necessário a estas interpretações.
As gravações vídeo são todas do Teatro del Liceu de Barcelona e foram captadas em 1990 (Roberto Devereux), 2003 (Maria Stuarda) e 1992 (Anna Bolena).
Destaco a interpretação da cantora em Roberto Devereux pela sua carga dramática. Nesta ópera a cantora faz também algo pouco usual, interpolando um mi natural sobre-agudo (2:25) no final do dueto com o tenor. Reparem como, mesmo depois do mi natural a cantora ainda tem mais fôlego que o tenor e termina mais tarde.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Última mensagem da Base Lunar Alfa (Espaço 1999)

Conheciam este pequeno filme intitulado Message from Moonbase Alpha? Estreou no dia 13 de Setembro de 1999 e contem a última mensagem recebida da famosa base lunar.

Será interessante para os apreciadores da série, Espaço 1999.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inflammatus por Mariella Devia

Excelente interpretação do Inflammatus do Stabat Mater de Rossini, pelo soprano Mariella Devia.

A cantora interpreta todas as notas escritas pelo compositor e sem qualquer respiração inoportuna (quem possui a última gravação desta obra com as "estrelas" da actualidade, saberá certamente do que falo).


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Desafio

Para os meus amigos amantes da ópera, aqui fica uma curiosidade. Não me querem dizer qual é?
E já agora, qual a vossa opinião sobre estas coisas que hoje em dia são tão pouco comuns?

(A extraordinária Beverly Sills na ópera Il Barbiere de Siviglia em 1974).


terça-feira, 7 de junho de 2011

Paulo Ferreira (Tenor)

Recebi um convite de amizade no Facebook do tenor português Paulo Ferreira que me deixou bastante satisfeito. O cantor apresentou-me o seu blogue do qual constam o seu currículo, uma lista de todos os concertos, récitas e recitais em que já participou, e a lista de futuros compromissos.

O Paulo está prestes a dar um "salto" na sua carreira com a interpretação do papel de Cavaradossi em vários teatros de ópera alemães, já a partir do mês de Setembro.

Tive o prazer de ouvi-lo na interpretação de tenor solo da 9ª sinfonia de Beethoven que ocorreu no Funchal em 2007 (Orquestra Clássica da Madeira dirigida por Rui Massena). A sua voz tem um timbre muito agradável e uma extensão apreciável. com um registo grave é bastante cheio e bem suportado (denotando o seu início de carreira como barítono) e o registo agudo potente e "fácil".

Existe no YouTube uma interpretação do tenor da ária de Don José da Carmen para a qual chamo a vossa atenção (a captação sonora não está feita nas melhores condições e não é possível incorporar o vídeo aqui).

O Outras Escritas vai estar atento à carreira deste cantor e amigo.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A greve da TAP

Os sindicatos dos trabalhadores da TAP, não devem ter ainda compreendido que o paradigma da aviação civil já há muito que não é o mesmo, e parecem viver ainda no tempo em que voar era caro e não era para todos.

Resolvem decretar uma greve de 10 dias precisamente no período de maior tráfego de passageiros e fazem-no porque querem manter as "mordomias" injustificáveis do pessoal de voo.

Que venha a privatização! Esperemos que alguém "pegue" na companhia e faça entender os sindicatos que existe uma nova "forma de voar". Isto, se ainda existir TAP depois do verão.

Para já, a Ryanair num gesto irónico, mas com a astúcia que a caracteriza, enviou ao Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), um ramo de 10 rosas, como forma de agradecimento pelos 10 dias de greve que só vêm beneficiar o seu negócio. No comunicado a lowcost convida os passageiros TAP a usarem os seus voos.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança


Um amigo meu colocou esta fotografia no Facebook e escreveu por baixo: "Feliz dia da Criança". 


Concordo totalmente com a sua ironia. É nestas crianças que deveríamos pensar todos os dias...

Já agora, que tal uma visita ao Children.org?