O coloraturafan, é um utilizador do YouTube que tem publicada uma vasta colecção de vídeos dedicados à ópera, especialmente ao período do Belcanto que é aquele que eu mais aprecio.
Nos últimos dias, o coloraturafan tem dedicado os seus vídeos à voz de tenor.
Nas óperas de Rossini, Bellini e Donizetti, expoentes máximos do Belcanto italiano, os tenores (ligeiros ou lírico-ligeiros) vêem-se "a braços" com passagens de coloratura quase impossíveis, legattos dificílimos e uma boa quantidade de notas estratosféricas. A isto tudo junta-se a necessidade de um timbre belo e elegante.
Aqui fica o que considero ser um bom exemplo de um tenor com as características que mencionei. Bruce Ford.
Tive a oportunidade de ouvir o tenor em Bruxelas, numa récita da ópera Mitridate Re di Ponto de Mozart e considero que o seu timbre é dos mais belos que já tive a oportunidade de ouvir. Certamente, que há tenores com uma melhor técnica, aliás como o vídeo seguinte comprova, há um certa irregularidade em termos vocais nas diversas interpretações apresentadas, por vezes a voz tende a "encolher" quando em esforço no registo agudo, mas de qualquer forma, considero Ford um dos melhores "Rossinianos" que já ouvi.
Do vídeo destaco as interpretações nas óperas: Mitridate Re di Ponto (Mozart), Ermione (Rossini) e Armida (Rossini).
Adorei...nem tenho palavras!
ResponderEliminarComo sabe, também sou grande apreciador do belcanto. Concordo que Bruce Ford está à altura dos papeis que canta, embora não seja uma das minhas pricipais escolhas e... coitado... que figuras tão ridículas é obrigado a fazer pelos encenadores!
ResponderEliminarE... faltam 8 dias para a sua primeira Anna Bolena de Barcelona (e anseio pela crítica do especialista...)
Obrigado Ricardo e FanaticoUm pelos vossos comentários.
ResponderEliminar@FanaticoUm: Sei qual é o seu preferido! Dentro de dias será mencionado. Mas o Ford tem também uma boa voz. Quanto aos encenadores, nem me pronuncio. Digo que às vezes até tempo pena dos cantores.
Estou a contar os dias, ou melhor, as horas para a Bolena de Barcelona. A crítica é que não sei se será feita de imediato, porque tenho logo de seguida a Armida e a Lucia de Nova Iorque. De qualquer maneira darei notícias...
Cumprimentos