segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Não se vendem bilhetes para o São Carlos?

Telefonema de familiar no dia de ontem, a perguntar se o Gato das Botas ou a Madame Butterfly seriam indicadas para uma incursão no mundo da ópera de um casal amigo.

Respondi imediatamente que, nem uma, nem outra!

Como "tem que ser no São Carlos", lá fui dar uma vista de olhos na temporada actual. Confirmei que O Gato das Botas de Xavier Montsalvatge está em cena no Teatro Camões, mas sendo uma ópera essencialmente para um público infantil/jovem, não seria nada indicada. Para além disso não conheço a obra, e não gosto de recomendar algo que não conheço.

A Madame Butterfly estará em cena em Março, mas é Puccini, e eu tenho sérios problemas com a maioria das obras deste compositor.

No entanto, em Janeiro, estará em cena a ópera Così fan tutte de Mozart, esta sim, uma excelente escolha para uma primeira abordagem a este mundo.

Telefonei, todo contente, com a minha recomendação, que foi imediatamente aceite. No entanto reparei mais tarde que a venda de bilhetes para todos os espectáculos do S. Carlos em 2012 está "temporariamente suspensa".

O que se passa? Algo me escapou...

4 comentários:

  1. O Teatro suspendeu a venda de bilhetes há algum tempo devido aos cortes orçamentais e a não estar ainda claro (suponho eu) quais são as produções que terão de ser canceladas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo.
    Calculei que fosse essas a razão. Infelizmente...
    Antes fossem problemas técnicos.

    ResponderEliminar
  3. É triste ver a cultura a ser assim posta de lado...
    Estava para ir com o meu conservatório (no contexto da disciplina de História da Música) assistir a uma ópera (provavelmente o Così Fan Tutte) mas agora vai ficar "em águas de bacalhau"... :s

    ResponderEliminar
  4. É verdade, Caro Alberto, está tudo pelas ruas da amargura. E este ano a temporada do São Carlos, apesar de curta, até era boa.
    Um dia tenho que o convidar para uma longa conversa sobre Puccini pois não posso compreender que uma pessoa como o Alberto, ainda por cima um cantor, não goste do compositor (para mim um dos melhores dos italianos mais tardios).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas