O tenor Paulo Ferreira, cuja carreira internacional é seguida atentamente aqui no Outras Escritas, continua a deslumbrar o público alemão.
A notícia que se segue foi publicada a 21 de Dezembro Frankenpost e é assinada por Christine Wild.
"Brilho sem limites! Temperamento e melancólia: Paulo Ferreira e John Groos "sequestraram" o público no Teather Hof com canções de Portugal e Espanha! "
"Meine Gesange komm aus der fantasie" é o título do programa pequeno, mas muito bom e de facto Paulo Ferreira consegue levar os espectadores numa viagem fantástica através de paisagens verdejantes e viagens marítimas de Portugal!
Ele canta de amor e a saudade, sobretudo nas primeiras quatro canções (Trovas) de Francisco de Lacerda. Anteriormente fez uma breve e impressionante introdução ao piano, explicando o teor do programa do recital e elucidando o publico de como é a forma da típica musica Portuguesa: O Fado.
Continuando, o Recital foi perfeitamente apresentado com um brilhante e elegante vibrato de que o tenor é detentor!
O Português é cantado em maravilhosa melancolia, onde o cantor coloca os seus dotes vocais como deitados num tapete macio de arpejos de guitarra, maravilhosamente imitados por John Groos, com uma paixão avassaladora ao piano.
Da sua pátria, o tenor Português transporta o publico desta sua viagem musical primeiro para o Brasil, onde as canções são mais balançadas: Charmant, Ferreira e Groos em três canções brasileiras mais uma vez nos elevam; entre outras uma de Carlos Jobim, considerado o fundador da Bossa Nova, que são como uma mistura de música e filme com elementos jazzísticos.
Enquanto John Groos nos lisonjeia com as suas harmonias, a doce voz de Paulo Ferreira é solta, quase ao estilo da Operetta, que imediatamente conquistou o público completamente para si!
Mesmo após o intervalo, os dois senhores não estavam cansados - pelo contrário: Em espanhol e argentino músicas de Manuel de Falla, Ginastera e Alberto Xavier Montsalvatge, os dois músicos mostraram-nos o seu temperamento.
Paulo Ferreira tem a força de um toureiro, que nos mostra mais uma vez por entre gestos grandes das suas mãos e usa o pathos das composições, assombrando o público com a flexibilidade de sua bela voz.
Limites vocais, parece não ter: ele canta sem esforço em qualquer situação e nunca perde a elegância cintilante que faz seu canto tão especial!
Seguido por quatro encores (!), que por vezes se acompanha de forma impressionante ao piano e noutros com John Groos, com a canção da famosa "Granada", de Augustin Lara ele nos coroa! Poderosa, canta Paulo Ferreira a cidade espanhola, transmitindo o perfume da coloratura da sua garganta – Assim sendo é impossível você não ter um Natal mais cintilante!
Muito bem, Paulo Ferreira.
ResponderEliminar(Também vou acompanhando atentamente a carreira dele. Aqui e no seu FB.)
Parabéns ao Paulo Ferreira e obrigado ao Alberto pela divulgação (para aqueles que não têm facebook...)
ResponderEliminarCaro Alberto,
ResponderEliminarUm feliz Natal e um óptimo Ano de 2012, cheio de boas audições, entre tudo o resto.
Muito obrigado Caro amigo. Um Feliz Natal também para si.
ResponderEliminar