terça-feira, 29 de março de 2011

Por falar em Gregory Kunde

Há dias falei aqui de Gregory Kunde aquando do comentário à ópera Anna Bolena do Liceu de Barcelona em que interpretou um excelente Riccardo Percy.

Aqui ficam dois vídeos com várias interpretações do tenor que considero-o um exímio interprete de Bellini, Donizetti e Rossini. Chamo a atenção para primeiro vídeo em que interpreta a ária A tanto duol/Ascolta, o padre da ópera Bianca e Fernando de Bellini. O compositor escreveu a partitura de tenor desta ópera para o famoso Tenor Rubini que interpretava notas agudíssimas. Kunde não só interpreta o Fá sobre-agudo constante da partitura (5:55) como ainda interpola im Mi bemol quase no final (6:12).




3 comentários:

  1. Tenor fantástico. É verdade que já não consegue dar os agudos dos tempos de juventude, mas verdade seja dita poucos são os tenores que vão acima do Dó# para lá dos 40/45 anos. Isto não depende da técnica correcta ou incorrecta, é mesmo uma questão de física. Para compensar, a sua voz ganhou mais corpo e agora já consegue dar notas graves de forma mais sólida e bonita.

    As únicas excepções que me lembro de tenores acima do Dó# após os 40 ao vivo são Alfredo Kraus e Franco Bonisolli, curiosamente dois tenores muito distintos, sendo Kraus um lirico-ligeiro e Bonisolli um tenor dramático de força (Dramatico-Spinto), embora o seu inicio de carreira tenha sido no reportório de Rossini, Donizetti e Bellini. Se não conhece Bonisolli, aconselho-o a dar uma olhada. Foi um tenor magnifico que só não teve uma carreira mais digna porque tinha uma personalidade problemática, que lhe conferiu a alcunha de Il Paso (O louco). Devido a isso, há pouca coisa gravada em estúdio deste tenor magnífico, para mim dos melhores tenores do sec XX.
    Deixo-lhe aqui umas amostras para atestar a qualidade:

    Nestess links abaixo basicamente deita a casa abaixo ou deixa-nos a apreciar. Incrível como a voz dele é incrivelmente ágil sendo ele um tenor dramático de força.

    La Brezza aleggia intorno - I vespri siciliani, Verdi
    http://www.youtube.com/watch?v=LNkrG4aAezY

    Una Vergine - La Favorita, Donizetti
    http://www.youtube.com/watch?v=4AU1gnvDpmc

    Trio da La Donna Del Lago, Rossini
    http://www.youtube.com/watch?v=r7B5I2vmfhg

    O muto asil - Guglielmo Tell, Rossini
    http://www.youtube.com/watch?v=G5gJavvT25E

    Dein ist mein ganzes Herz - Das Land des Lächelns, Franz Lehar
    http://www.youtube.com/watch?v=_Jls6mA2Anw

    Aqui fica um exemplo pelo qual o alcunha lhe foi atribuído. Ele engana-se, manda o maestro parar, pede um copo de água e continua como nada se passasse(a qualidade do som não é a melhor)
    http://www.youtube.com/watch?v=W_LtM5WyUcs


    Estes são para TV

    Ha Inseparable - Rigoletto, Verdi
    http://www.youtube.com/watch?v=6Li_ottvQxE

    Possente amore - Rigoletto, Verdi
    http://www.youtube.com/watch?v=0pRAY07k_GE

    ResponderEliminar
  2. Só para acrescentar uma pérola:
    Franco Bonisolli em 1980 (altura em que já não estava no seu auge, mas mesmo assim com a sua voz incrível) foi fazer o La Boheme ao São Carlos! Aqui fica o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=57XWB3ivH-w

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    Conheço relativamente bem a carreira do Bonisolli e reconheço a sua voz grande, com alguma agilidade e um timbre belíssimo.
    O primeiro contacto que tive com a sua voz foi através da gravação em CD da ópera I Masnadieri (Verdi) com a Sutherland. O tenor chega ao Dó sustenido com facilidade e com um potência extraordinária.

    Obrigado pelos vídeos que verei a maior das atenções.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas