sábado, 30 de junho de 2012

Edita Gruberova em Roberto Devereux

Edita Gruberova tem 65 anos e continua a interpretar magistralmente o papel de Elisabetta na ópera Roberto Devereux.

Tive a oportunidade de ouvir a cantora interpretar esta ópera em 2005 e considero esse um dos momentos altos das minhas idas à ópera.

Desde há uns anos que a cantora vem sendo criticada pelos seus maneirismos e muitos acham que já não se deveria ter retirado. Não posso estar mais em desacordo. Gruberova continua a encher os teatros onde se apresenta. São os seus fãs? Talvez sim! Eu sou um deles e viajo com muito gosto para assistir a uma récita ou concerto seu.

Deixo-vos com o final da ópera Roberto Devereux numa récita que ocorreu em Viena em Maio do presente ano. Chamo a atenção para a interpretação quer a nível cénico, quer a nível vocal. Não nos devemos esquecer que esta ópera é de Donizetti, compositor do período do belcanto, altura em que os sentimentos eram transmitidos essencialmente pela voz.


2 comentários:

  1. Muitas cantoras bem mais jovens que a Gruberova gostariam de cantar assim.

    ResponderEliminar
  2. Há uma excelente versão do Rigolleto da Wien Opera com uma grande performance de Gruberova, de 1983. Boa produção com um casting brilhante. Penso que se consegue encontrar a versão remasterizada na internet.
    Quanto ao vídeo, Gruberova continua vibrante. São estas as vozes que me fariam voar para assistir a uma ópera. Não digo récita, pois devo admitir que não acho grande piada a esse formato.

    P.S. Encontrei um link, mas não sei se será muito fiável.
    http://www.operapassion.com/cdveriwi19mu.html

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas