quinta-feira, 28 de junho de 2012

Diana Damrau em Linda di Chamounix

Diana Damrau, uma das melhores vozes femininas da actualidade, interpretou Linda na ópera Linda di Chamounix de Gaetano Donizetti no início da presente temporada do Liceu de Barcelona.

O soprano alemão, que tem gerido a sua carreira de forma bastante inteligente, interpretando o reportório que é mais indicado para a sua voz, apresentou-se em Barcelona em topo de forma, interpretando Linda de forma extraordinária. A voz tem vindo a ganhar robustez no registo grave, o que é uma característica bastante positiva para um soprano de coloratura, e no registo sobre-agudo está mais aberta, luminosa e potente.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de ouvir Diana Damrau ao vivo, pelo que, devo salientar que esta minha apreciação se baseia no acompanhamento que tenho feito da sua carreira através de gravações áudio e vídeo.

Deixo-vos com dois excertos de uma da récitas de Barcelona, destacando a cena de loucura (segundo vídeo) que a cantora interpreta de forma magistral brindando-nos no final com um extraordinário mi natural sobre-agudo.

Dois aspectos negativos: o som é ligeiramente distorcido nos agudos em forte e o maestro, ou a orquestra, andaram um pouco "perdidos" a meio da cena da loucura.

2 comentários:

  1. É, sem dúvida, um dos maiores sopranos de coloratura da actualidade. Vale todo o esforço que se faz para a ouvir ao vivo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo caro FanaticoUm. Eu até tinha planeado ir a Barcelona a uma das récitas, mas não consegui fazê-lo. Foi uma pena.
    A Linda di Chamounix, como ópera, não é das melhores, mas tem estes momentos fantásticos que, quando interpretados por cantores deste calibre, compensam a pobreza do libretto.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas