terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mariella Devia estreia-se hoje na ópera Roberto Devereux / Mariella Devia debuts today in Roberto Devereux



O soprano Mariella Devia, terá afirmado em tempos que não interpretaria o papel de Elisabetta na ópera Roberto Devereux de Gaetano Donizetti (não tenho confirmação oficial). Para os apreciadores de bel canto era uma pena que tal não acontecesse, uma vez que a cantora tem vindo a interpretar de forma superlativa as duas óperas de Donizetti que em conjunto com esta formam a trilogia das Rainhas Tudor (Maria Stuarda e Anna Bolena).


Beverly Sills, soprano americano que fez sucesso com esta trilogia na segunda metade do século passado, afirmou que Roberto Devereux lhe encurtou a carreira em dez anos, aludindo ao grau de dificuldade da interpretação de Elisabetta.

Actualmente, Edita Gruberova tem interpretado este repertório com enorme e merecido sucesso. Tive o privilégio de assistir as suas interpretações de Roberto Devereux (Munique 2005) e Anna Bolena (Barcelona 2011) e considero-as pontos altos da sua longa carreira.

Mariella Devia encarnará hoje pela primeira vez o papel de Isabel I (Elisabetta I) em Marselha. A cantora 63 anos avança desta forma para mais um desafio na sua carreira, o que demonstra que é detentora de uma técnica extraordinária, para além de todas as suas outras qualidade vocais de que tenho falado inúmeras vezes aqui no Outras Escritas.

Infelizmente não posso estar hoje em Marselha.

Mais informações aqui.



The italian soprano Mariella Devia debuts today in Elisabetta's role in the opera Roberto Devereux by Donizetti in Marseille (France).

More information here

1 comentário:

  1. Caro Alberto,
    Sei do seu grande apreço por Mariella Devia (presença constante sempre que se abre o seu blogue, na fotografia em Ancona) e tenho pena que não tenha podido estar hoje em Marselha.
    Sei quanto é gratificante assistir ao vivo aos sucessos dos cantores que mais admiramos. Pessoalmente, nunca tive oportunidade de ouvir esta cantora ao vivo, mas as suas referêncial elogiosas fazem-me pensar que, de facto, deve ser outra grande cantora para quem a idade parece não pesar (tal como Gruberova).

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas