quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A sempre extraordinária Gruberova



Gruberova num concerto em Madrid (2000) interpreta"Vien diletto, e in ciel la luna" da ópera I Puritani de Vincenzo Bellini.
Com mais de sessenta anos de idade, Gruberova é hoje em dia, na minha modesta opinião, uma das "rainhas do bel canto". Discute o título com Mariella Devia...

8 comentários:

  1. Sim, Edita Gruberova, uma das melhores de sempre no belcanto. Fantástica!

    ResponderEliminar
  2. Qual dos Fanáticos vai a Barcelona à Anna Bolena da Gruberova? E da Devia?

    ResponderEliminar
  3. Os 3 Fanáticos que escrevem regularmente no blogue "Fanáticos da Ópera" vão a Barcelona ver a Anna Bolena, todos em datas diferentes (o que permite antever 3apreciações) e um deles assistirá aos 2 elencos, os outros apenas àquele em que actuará a Gruberova.
    Não descobrimos ainda onde a Mariella Devia canta a Anna Bolena na próxima temporada.

    ResponderEliminar
  4. Eu também vou estar em duas récitas. Cada um com o seu elenco.

    A Devia será o segundo elenco de Barcelona (não tinham ainda descoberto?).

    http://www.liceubarcelona.cat/Direccio-Artistica/reparts/html/10-11-04O.html

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão! Quando vi pela primeira vez o programa quem estava mencionada era Fiorenza Cedolins e não Mariella Devia. Até escrevi um comentário à temporada ainda com esse nome, que o Alberto comentou.
    Nestas condições, talvez dois dos "Fanáticos" (e nãpo apenas um) poderão ir a Barcelona assistir aos dois elencos da Anna Bolena! Obrigado por me ter alertado para esta mudança de elenco, para melhor!

    ResponderEliminar
  6. De nada! Aliás, eu nem queria acreditar quando ao rever a temporada do Liceu, vilifiquei que a Cedolins já não constava do elenco da Anna Bolena e que tinha sido "substituida" por Devia. Comprei logo o bilhete, mesmo antes de ter comprado o da Gruberova.

    Como já deve ter reparado, tenho um gosto especial pelas óperas do período do bel canto e tanto a Gruberova como a Devia me "enchem as medidas". A Gruberova mais dramática e a Devia mais doce e perfeita.

    Estou também curioso com a Giovanna Seymour de Garanca.

    Já deve ter reparado, até porque o Wagner_fanatic chamou a atenção para isso, que Netrebko se estreia em Anna Bolena em Viena (com Garanca). Mas com que voz? Com que técnica? Prevejo desastre. Mas sou suspeito. Netrebko nunca me seduziu...

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou suspeito porque, ao contrário do Alberto, considero a Netrebko uma das melhores da actualidade. Não sou nada de modas, mas a Manon que ouvi há poucos meses foi talvez a melhor interpretação feminina que presenceei na passada temporada - avassaladora!
    E também a vi como Julieta em I Capuletti e i Montecchi (a Garanka foi o Romeu) e fiquei totalmente rendido. Por isto, aguardo com expectativa e sem receios a sua Anna Bolena de Viena. Terá reparado que esta ópera conta do "Proximamente neste blogue" dos Fanáticos...

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo dizer que os grandes cantores provocam sempre grandes paixões e grande ódios. E a Netrebko é sem dúvida, uma grande cantora e uma extraordinária intérprete.
    Ainda não a ouvi ao vivo, mas está nos meus planos.
    O belcanto acho que não é para ela (opinião muito pessoal e de leigo). Ouvi uma Lucia em directo do MET há uns anos (dois?) que achei um desastre.
    Ficarei a aguardar ansiosamente a sua crítica à récita de Viena.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas