quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Tenor Piero Visconti

Este curioso e extraordinário episódio começa com um comentário meu a um vídeo que apareceu nas minhas recomendações do YouTube devido ao facto de ser um seguidor acérrimo de tudo o que ali se publica sobre o soprano Joan Sutherland.

O vídeo em causa, que disponibilizo de seguida, contem uma gravação audio de uma récita da ópera Lucrezia Borgia, em que Joan Sutherland interpreta Lucrezia, e um tenor, que até então me era desconhecido e cujo nome é Piero Visconti, interpreta Gennaro. Depois de ouvir a gravação, fiquei deveras impressionado com o voz do tenor (e da Sutherland, obviamente, mas não é dela que vou falar). Fiz um pequeno comentário elogiando a voz masculina e perguntando ao autor se tinha conhecimento de quando e onde a gravação audio tinha sido feita.

O autor responde que a gravação é de Roma e do ano de 1980, e aproveita para fazer referência à minha voz, obviamente por ter visionado alguns dos meus vídeos. O que me apanhou totalmente de surpresa foi que a resposta vinha assinada por, surpreendam-se, Piero Visconti. Ou seja foi o próprio tenor quem me respondeu.



Desde essa altura, tenho trocado com o tenor algumas mensagens e tenho recebido de Piero Visconti alguns conselhos muito úteis relativamente à minha voz (nomeadamente no que diz respeito ao controlo... ou à falta dele).

Há pouco tempo pediu-me um endereço postal porque me iria enviar a gravação da Lucrezia de Roma em CD.

Qual não é o meu espanto quando regresso de férias e vejo em cima da minha secretária, um pequeno pacote com remetente de Itália. Dentro estava não só a Lucrezia com a Sutherland, mas também uma Turandot de Puccini na qual o tenor contracena com Ghena Dimitrova (outro soprano extraordinário).

Com poderão notar os CD estão devidamente acondicionados em capas de DVD de forma a permitir a inclusão dos "libretti".

Fiquei de veras emocionado com a generosidade de Piero Visconti ao enviar-me desinteressadamente estas duas gravações (que penso não estarem disponíveis comercialmente).

Claro que já pensei numa forma de retribuição do gesto, mas disso, falarei noutra ocasião.

Para já, aparecerão aqui no Outras Escritas, mais alguns "posts" com referência ao tenor, que se encontra actualmente aposentado dos palcos, dedicando-se ao ensino.


Grazie mille Caro Piero!

5 comentários:

  1. Uma historia muito interessante e que merece ser partilhada, sem duvida (fico-me por aqui porque sem acentos isto torna-se penoso). Parabens pela merecida e inesperada recompensa.
    Cumprimentos musicais

    ResponderEliminar
  2. Loli ;-).
    Fantástico!

    Não deite o envelope no lixo (se é que tencionava fazê-lo, ou já fez?) guarde para o Luís...

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Claro que o envelope já está guardado para o Luís ;)

    ResponderEliminar
  4. Sim, Piero Visconti tem por hábito comentar directamente no youtube tudo o que lhe diz respeito.
    Há tempos comentei uma interpretação do dueto do Baile Máscaras c/ Galina Savova e Piero Visconti e disse que me parecia não ser a voz da Savova mas sim a da Dimitrova. Piero Visconti respondeu que nunca cantara o Baile com a Dimitrova! Fiquei surpreendido (mas não muito convencido, pois continua a parecer-me a voz da Dimitrova, nomeadamente pela cor e pela estridência nos agudos)! Mas ele lá saberá melhor do que eu o que é cantou e com quem!
    Já agora qual a sua opinião?
    Procure em "Piero Visconti - Galina Savova - Duetto Ballo in Maschera" e depois diga-me qualquer coisa, ou deixe lá o seu comentário,pf!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas