quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mara Zampieri

O soprano Maria Zampieri foi presença regular no São Carlos nos anos 70, 80 do século XX. A voz de Zampieri provocava grande controvérsia nos amante da ópera. Faltava-lhe vibrato não era redonda na opinião de uns, e era emotiva e bela na opinião de outros.

Zampieri arrancou, no entanto, dos maiores aplausos que alguma vez se ouviram no São Carlos. A maioria do publico português tinha por ela um carinho muito especial. Lembro-me de ouvir há alguns anos uma entrevista que a cantora concedeu ao Jorge Rodrigues (Antena 2) e em que referia o carinho e consideração que o público português lhe dedicava.

Mais uma vez o baritono1975 surpreende no YouTube com um vídeo em que Zampieri interpreta a ária final da ópera Roberto Devereux no ano de 1986.

Nunca tinha ouvido Zampieri a interpretar Donizetti, não tinha sequer conhecimento de que a cantora alguma vez tivesse interpretado o papel de Isabel I no Roberto Devereux e muito menos que o tivesse feito no são Carlos (em 1986 eu era muito novo e não acompanhava ainda as temporadas de ópera).

Não estará ao nível da Sills nem da Gruberova (que já vi no Roberto Devereux), mas é muito digna esta sua interpretação.

3 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Cá estou eu de novo, desta vez para falar de Mara Zampieri. Conto-me entre os grandes admiradores da arte da cantora e tive a sorte de a ver várias vezes em São Carlos.
    Especificamente sobre o seu "post", a Zampiero cantou todo o ciclo de rainhas de Donizetti em Lisboa: Anna Bolena em Maio de 1984 (uma interpretação arrasadora, o São Carlos ia "vindo abaixo"), A Maria Stuarda em Junho de 1985 e a Elisabetta do Roberto Devereux em Abril de 1986. Assisti a todas elas e guardo excelentes recordações. Tinha uma forma muito própria de cantar e representar. Que saudades de termos cantores deste calibre no São Carlos!

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm, obrigado mais uma vez, pelo seu comentário. Confesso a minha ignorância no que diz respeito à interpretação das ciclo das Rainhas Tudor por Mara Zampieri no São Carlos. Conheço mais a cantora na interpretação de papeis verdianos. É soberba como Leonora e Lady Macbeth.

    Das três óperas do ciclo, talvez seja Anna Bolena a que me "enche mais as medidas". Seria interessante se houvesse alguma gravação da cantora a interpretar o papel de Anna. Aguardemos pelo baritono1975 no YouTube.

    ResponderEliminar
  3. Sim, poderão surgir gravações dela nesse contexto. Também a vi em papeis verdianos e tenho o CD em que interpreta Lady Macbeth, mas não a vi ao vivo nesse papel. De todas as representações dela que vi, a Anna Bolena foi a melhor e nunca me esquecerei dessas récitas (vi uma no São Carlos e outra no Coliseu). Lembro-me de ouvir uma das maiores ovações de sempre após ter cantado a aria "Al dolce guidami castel natio" no 3º acto, pensámos que não iríamos conseguir ouvir o final da ópera! E contracenou com outra cantora extraordinária e um dos melhores mezzos do século passado - Fiorenza Cossoto como Jane Seymour! Bons tempos esses, em que se ouviam os melhores em Portugal!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas