segunda-feira, 1 de julho de 2013

Kaufmann no Trovador de Verdi / Kaufmann in Verdi's Trovatore

(In english below)

Não consigo ter uma opinião definitiva sobre a interpretação de Kaufmann do papel de Manrico no Trovador de Verdi. Não há quaisquer falhas vocal e interpretativa, e o "tenor" até repete a cabletta, o que poucos fazem nos dias que correm. No entanto, não consigo abstrair-me do facto de o seu timbre escuro, fazer lembrar-me um barítono...
Já agora, a nota final não é um dó de peito, mas um si natural (o que também é comum nos dias de hoje e parece, não tenho a certeza, que foi em si que Verdi escreveu a ária).


I can't have a definite opinion on Kaufmann's interpretation of the role of Manrico in Verdi's Il Trovatore. There is no vocal failure or interpretative failures and "tenor" repeats cabletta, which almost no one does these days. However, I can not disregard the fact that his dark timbre, reminds me a baritone voice...
By the way, the final note is not an high C in full voice but a B (which is also common these days and it seems, but I'm not sure, that Verdi wrote the aria in B).


2 comentários:

  1. Bom dia,
    Para começar, agradeço que renove o link, se bem que uma simples pesquisa no youtube mata a curiosidade de quem tiver interesse em ouvir.

    A sua dúvida vai permanecer, pois Verdi, assim como Mozart ou Donizetti, tiveram de transpôr parte das suas composições por receio que estas criassem dificuldades técnicas extremamente complicadas de ultrapassar para os intérpretes, embora se diga que no Il Trovatore o dó de peito não estava escrito, o que não impede que nas primeiras versões não estivesse lá. Um excerto de um artigo interessante sobre essa temática:
    (...)
    In ''Rigoletto,'' Verdi composed Gilda's ''Caro nome'' in F and transposed it himself before finishing the score. He made a midpiece modulation from G to F in ''I Lombardi'' specifically to give the soprano high A's instead of B's, ''because that note is particularly effective'' in the particular singer's voice. He transposed a high-C showpiece from the original St. Petersburg ''Forza del Destino'' to B flat precisely because, as he put it, ''nobody will be able to sing what was written for Tamberlik.'' (...)

    Artigo completo:
    http://www.nytimes.com/1999/10/17/arts/music-tailoring-arias-to-suit-the-vagaries-of-the-voices.html?pagewanted=all&src=pm

    Em relação ao post, partilho consigo que os nossos ouvidos podem ficar algo confusos com o timbre de voz, mas a qualidade é tão boa que provavelmente durante o espectáculo ultrapassamos esta questão(ou não).
    Relembro outro tenor que me causava essa sensação, Jon Vickers, que tinha um timbre escuro, mas no entanto a sua capacidade de atingir notas agudas era admirável. No entanto a voz de Vickers, apesar do timbre escuro, consegue ter um pouco mais de brilho, sem querer denegrir a voz de Kaufmann.

    www.youtube.com/watch?v=03qaMszv79Y

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Não estou, neste momento a encontrar vídeo algum com o Kaufmann disponível para colocar aqui...

    Quanto tiver mais tempo vou actualizar o post.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas