Sempre tive como referência no papel de Poliuto (ópera quase esquecida de Donizetti), o tenor Franco Corelli, nas famosas récitas de Milão com a Callas no início dos anos 60.
Segue-se um vídeo (captação audio) de uma dessas récitas.
Reparem os meus leitores na forma como o tenor sobe para o Dó de peito com passagem por Si bemol (aqui). Impressionante...
Recentemente encontrei uma interpretação do tenor Gregory Kunde que, como sabem, é um dos meus tenores favoritos da actualidade. A voz de Kunde nada tem a ver com a de Corelli, no entanto a sua interpretação da ária e cabaletta, não deixa de ser igualmente impressionate. Com um estilo bem mais "belcantista", Kunde repete a cabaletta introduzindo variações de coloratura, como dever ser feito nas óperas de bel canto.
Caro amigo,
ResponderEliminaracabei de saber que o Kunde esteve em grande como Otello no Palau das Arts, Valencia. Recebeu criticas incriveis (pela positiva). em baixo, um link:
http://www.youtube.com/watch?v=_rIH4eCcBe0
fico agradado por ver que parece estar a conduzir bem a sua carreira.
Caro Anónimo
EliminarObrigado pelo seu comentário. Eu acho o Kunde um tenor extraordinário. Capaz de fazer na perfeição o Otello de Verdi e o Otello de Rossini. Obrigado também pelo link para o vídeo.