segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Piero Cappuccilli, o barítono Verdiano / Piero Cappuccilli, the Verdi baritone

(in english bellow)

Piero Cappuccilli foi um dos melhores interpretes do repertório de Verdi para barítono. Fez um Macbeth realmente fora do comum, para além de Rigoletto e Germond, entre outros.

Gostava de, no entanto, chamar a vossa atenção para a sua interpretação da cabaletta É gettata la mia sorte da ópera Attila (Ezio). Embora Verdi tenha escrito esta ópera muito cedo na sua carreira de compositor e por isso não haja ainda grandes evidências do que viram a ser os grandes papeis para barítono Verdiano, a interpretação de Cappuccilli é, sem a menor dúvida, a melhor que já ouvi desta cabaletta.

Como curiosidade, o barítono interpreta (Viena 1980) a cabaletta em da capo, isto é com repetição integral, e interpola um si bemol agudo no final. Como se não bastasse, ainda "bisa" a segunda parte, novamente com terminação em si bemol agudo (bem melhor que o primeiro).



Piero Cappuccilli was one of the best singers of Verdi's repertoire for baritone. His Macbeth was out of this world, not to mention Rigoletto and Germond, among other roles.

In this post, I'd like to draw your attention to the singer's interpretation of É gettata la mia sorte, a cabaletta from the opera Attila (Ezio). Verdi wrote this opera early on his career, so the qualities of the Verdian baritone are not all present here, but Cappuccilli's interpretation is the best I've ever heard.

In the record, from Vienna in 1980, the singer does a da capo in the cabaletta (sings it twice) and interpolates an high b flat at the end. Then he repeats the second part (by the audience request) and with another (even better) high b flat in the end.

2 comentários:

  1. Excelente artigo sobre um dos meus barítonos favoritos. "A voz de Verdi" era como lhe chamavam, se não estou em erro.
    Era o tipo de barítonos que os tenores/sopranos "temiam", devido a ser um "show stealer". A sua voz era sobrenaturalmente dotada do grave ao agudo e a sua técnica de respiração é simplesmente impressionante. Quase parece não precisar de respirar enquanto canta, o que torna tudo tão fluido e natural.
    Só para avisar que os links que pôs no post não entraram bem :)

    Ficam aqui mais uns para a festa (dos nossos ouvidos):
    www.youtube.com/watch?v=RmPCIHI8sWs
    www.youtube.com/watch?v=62bdDEfqEE4

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  2. Caro Anónimo (não gosto de lhe chama assim, sugeria-lhe que usasse um pseudónimo :))

    Concordo consigo e gosto bastante quando os barítonos roubam o protagonísmo aos tenores e aos sopranos, uma vez que, em Verdi os barítonos são os "maus da fita"!

    Obrigado por mencionar os links. Vou já resolver.

    Um abraço

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