sábado, 27 de outubro de 2012

"Mayday, Desastres aéreos" (actualização)

Depois do meu comentário na página do Facebook do National Geographic channel Portugal sobre a publicidade que faziam ao programa "Mayday, Desastres aéreos", fiquei contente ao ver a "postagem" de ontem.

Foi utilizada esta imagem:


com o seguinte texto: "Parece difícil de imaginar uma colisão de dois aviões em pleno voo. Perceba o que levou dois aviões a colidir e as regras de segurança impostas depois deste trágico acidente.

‘Mayday, Desastres Aéreos’, de segunda a sexta às 23h.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"Mayday, Desastres aéreos"

Vejo diariamente um episódio da série "Mayday, Desastres aéreos" no National Geographic Channel português. Faço-o porque gosto muito de aviação e porque o programa está muito bem feito.

Não posso, no entanto, deixar de criticar a forma como é publicitado em Portugal. 

Em primeiro lugar o nome escolhido não me parece nada apropriado. No original em inglês (National Geographic channel) a série tem o nome de "Air crash investigation", que em tradução à letra significa "Investigação sobre acidentes, ou desastres, aéreos", ou seja, o nome adoptado em Portugal coloca ênfase no acidente e não na investigação que é feita subsequentemente e que conduz na, maioria dos casos, a melhorias significativas na segurança do transporte aéreo.

Para além do nome, as imagens associadas ao programa, não estão também de acordo com o espírito do mesmo. Há umas semanas deparei-me com anúncios nas paragens de autocarros em Lisboa com a seguinte imagem:


Ora, qualquer pessoa pode concluir que uma aeronave nestas condições (explosão de motor e quebra de asa à descolagem) está envolvida num acidente catastrófico com consequências gravíssimas e um número de vítimas elevado, o que nem sempre acontece no programa. Por outro lado a aeronave aqui representada é, aparentemente, um Boeing 777 que, ao que eu saiba, nunca esteve envolvida em nenhum acidente semelhante.

Para complicar ainda mais as coisas, na página do Facebook é hoje publicada a seguinte imagem: 

com o texto: "Qual é o vosso maior medo quando andam de avião? Descubram-no em "Mayday, Desastres aéreos". Assim sendo, o que os espectadores vão descobrir ou aprender com o programa é o seu maior medo quando andam num avião! Mas isto é totalmente contrário à mensagem que é transmitida em cada um dos episódios.

Decidi reclamar no Facebook e, após vários comentários concordantes com a minha opinião, a National Geographic Portugal respondeu o seguinte: "Obrigado pela opinião, Alberto. Teremos isso em conta nas próximas publicações que faremos aqui.

Vou ficar à espera...

domingo, 14 de outubro de 2012

Mais uma vez juntos (Desvios e Outras Escritas)

Foi já há dois anos que o Outras Escritas visitou o Desvios pela última vez. Estarão neste momento os meus leitores a perguntar, que raio quero eu dizer com isto.

O Desvios é o blogue da minha melhor amiga, a Reflexos. Logo, com isto quero dizer que estou em Braga a visitá-la. Quer dizer, já estou quase a ir-me embora, mas a azáfama tem sido tanta, só agora conesgui um tempinho para vir aqui.

Desta vez até consegui rever um amigo que não via há 19 anos!

Como dizíamos há dois anos:


...é quando Outras Escritas se Desviam para o Desvios ou o Desvios entra n'Outras Escritas!

Como repararam, estivemos e "postámos" juntos!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ainda há boas notícias (The Ritz)

Hoje "fingi" que era Sábado e saí pela manhã em direcção ao Golden Gate Café, para a tomar a minha bica acompanhada de uma torrada.

Pelo caminho verifique que o café "The Ritz" voltou a abrir portas!

O que até há bem pouco tempo era um stand de automóveis, voltou a ser o café Ritz. O café, em plena Avenida Arriaga, foi inaugurado em 1920 e esteve aberto até finais dos anos 60 do século passado.

O interessados na história do café podem consultar "este documento".

A Avenida Arriaga passa, desta forma, a ter três cafés (no sentido mais tradicional do termo): O Golden Gate, o "The Ritz" e o Café do Teatro.





quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sucesso do tenor Paulo Ferreira em La Wally/Paulo Ferreira's success in La Wally

Primeira crítica ao desempenho do Tenor Paulo Ferreira no papel de Giuseppe Hagenbach na ópera La Wally do compositor italiano Alfredo Calalani, no Tiroler Landestheater Innsbruck (Austria):


"O Tenor Português Paulo Ferreira fez uma estreia fulminante em Innsbruck. O seu radiante, magnifico, maravilhoso e sumptuoso timbre de tenor, florescerá e predestina-lo-à a ser um "primo uomo".



First review from Paulo Ferreira'a performance in the role of Giuseppe Hagenbach from La Wally do by Alfredo Calalani, in Tiroler Landestheater Innsbruck (Austria).


"The Portuguese tenor Paulo Ferreira gave his brilliant debut in Innsbruck. His radiant, wonderful and sumptuousness timbre of Tenor blossomed and predestined him as a "primo uomo".



Traduzido do original em alemão (Krone/Kultur/Von Der Gratl, 01.10.2012).

"Der portugiesische Tenor Paulo Ferreira, gab sein fulminantes Innsbruck-Debüt." Seine strahlende, wunderbar timbrierte Tenor-Prachstimme erblühte und prädestinierte ihn als "primo uomo"."